São Hugo foi Bispo de Grenoble (França) entre 1080 e 1132 e sua eleição se deu quando nem era sacerdote.

Em Grenoble, permaneceu como Bispo durante 50 anos, apesar de ter apresentado sua renúncia em cinco oportunidades ante cinco Pontífices diferentes. Também contribuiu para a fundação da Ordem dos Cartuxos.

O santo nasceu na França em 1052 e seu nome significa “o inteligente”. Foi nomeado cônego na cidade de Valence e, aos 28 anos já estava instruído em ciências eclesiásticas. Era tão bom que seu bispo lhe pediu que o acompanhasse ao Concílio de Avignon de 1080.

Os bispos lhe propuseram que se fosse ordenado sacerdote para se encarregar da Diocese de Grenoble, mas Hugo se opunha, porque era muito tímido e se achava indigno.

O Delegado do Sumo Pontífice conseguiu convencê-lo e lhe conferiu a ordenação sacerdotal. Em seguido, foi levado a Roma para que o Papa Gregório VII o ordenasse Bispo.

Ao chegar a Grenoble, viu que a situação de sua diocese era desastrosa e, por isso, encarregou-se de introduzir a reforma gregoriana. Combateu uma séria de abusos como os cargos eclesiásticos conseguidos com dinheiro (simonia); não cumprimento do celibato pelos sacerdotes; leigos apoderados de bens da Igreja; dívidas com empregados da Igreja; e um povo que não recebia instrução em religião.

Por vários anos, dedicou-se a combater corajosamente todos esses abusos dedicando longas horas à oração e à meditação. Do mesmo modo, recorria sua diocese de paróquia em paróquia corrigindo erros e ensinando como fazer o bem.

Chegou a se tornar um grande orador e, como rezava muito antes de pregar, seus sermões comoviam profundamente os seus ouvintes e alcançavam várias conversões.

Pouco antes de sua morte, perdeu a memória e a única coisa que lembrava eram os salmos e o Pai Nosso. Passou seus últimos dias repetindo essas orações.

São Hugo faleceu com quase 80 anos, em 1º de abril de 1132. O Papa Inocêncio II o declarou santo dois anos depois de sua morte.