A presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) enviou uma carta ao presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, para expressar solidariedade por “situação muito grave” que o país “está sofrendo devido ao terrível impacto da pandemia de Covid-19.

Na missiva, o CELAM recorda que o Brasil superou os 300 mil mortos por Covid-19 em 24 de março, bem como a marca de 3 mil mortes em 24 horas. “Esta trágica realidade afeta todos os estratos sociais, mas principalmente os mais pobres”, afirma.

Assim, “em nome dos bispos do continente”, expressa “proximidade e solidariedade” à CNBB, a qual, segundo o CELAM, denunciou “corajosamente esta delicada situação, ajudando a iluminá-la a partir dos valores do Evangelho e dos princípios da Doutrina Social da Igreja”.

Além disso, expressa apoio “a exigências feitas por várias instituições brasileiras, entre as quais a Igreja Católica, de avançar rapidamente no processo de vacinação, e de oferecer ‘auxílio emergencial digno, e pelo tempo que for necessário’, que ‘será imprescindível para salvar vidas e dinamizar a economia’”.

Por fim, roga “ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, mãe e padroeira do povo brasileiro, para consolar os aflitos pela perda dos seus entes queridos e para fortalecer todos, pastores e povo, na fé, esperança e caridade”.

A carta foi assinada por Dom Miguel Cabrejos Vidarte, presidente do CELAM; pelos Cardeais Odilo Pedro Scherer e Leopoldo Brenes Solórzano, respectivamente primeiro e segundo vice-presidentes do CELAM; por Dom Rogelio Cabrera, presidente do Conselho para Assuntos Econômicos do CELAM; e por Dom Jorge Eduardo Lozano, secretário-geral da Organização Latino-Americana e Caribenha.

Para conferir a carta na íntegra, acesse AQUI.

Confira também: