O Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral divulgou as últimas novidades do "Projeto WASH" ​​que visa promover o acesso à água potável, saneamento e higiene nos centros de saúde da Igreja em todo o mundo, especialmente diante da pandemia da Covid-19.

Trata-se de um esforço no qual colaboram numerosas congregações, bispos, Caritas Internationalis e a organização Global Water 2020. O projeto nasceu em 2020, coincidindo com a publicação do documento “Aqua fons vitae: Orientações sobre a água, símbolo do grito dos pobres e do grito da Terra".

Em agosto de 2020, o Dicastério vaticano enviou uma carta a todos os bispos do mundo exortando-os a ajudar a garantir condições adequadas de água, saneamento e higiene "em todos os centros de saúde da Igreja Católica, para tratar os pacientes com segurança, prevenir a transmissão da Covid-19 e outras doenças, bem como proteger o pessoal médico e capelães", especialmente nas áreas mais pobres.

Na vanguarda deste compromisso estão os Irmãos Hospitaleiros de São João de Deus, com 400 centros sociais e de saúde em 52 países. O irmão Ángel López, diretor do Escritório para Missões e Cooperação Internacional, explica que “além de ser um recurso insubstituível de primeira necessidade, para nós é um dos meios mais importantes e econômicos para a prevenção e melhoria da saúde de pessoas de todas as idades".

Uma avaliação detalhada está sendo realizada atualmente em cerca de 150 unidades de saúde em 22 países, de pequenos dispensários a hospitais. São também avaliados os recursos econômicos e humanos necessários para melhorar de forma sustentável as condições de água, saneamento e higiene e cumprir as normas adequadas em termos de infraestruturas, equipamentos, manutenção e formação. Aloysius John, Secretário-Geral da Caritas Internationalis, afirma que isto ajudará "a prevenir a propagação de novas doenças e garantir um atendimento digno aos pacientes nos centros de saúde".

Os resultados preliminares da avaliação revelam uma necessidade urgente de ação em alguns âmbitos. Embora o relatório final seja publicado ainda este ano, o Dicastério trabalha com sócios e doadores interessados no assunto.

David Douglas, Diretor da Global Water 2020 e da Waterlines, comenta que “este apelo à ação da Santa Sé está ajudando a ampliar a possibilidade de um WASH seguro e sustentável, assim como está inspirando outras organizações e governos que administram estruturas de saúde”.

Por sua vez, a presidente da União Mundial das Organizações Católicas de Mulheres (UMOFC), María Lía Zervino, disse que “o apelo do Dicastério é fundamental para as mulheres da UMOFC, já que muitas trabalham incansavelmente em todos os continentes, cuidando de famílias desfavorecidas, dos sem-teto e dos idosos vulneráveis à Covid-19”.

“Elas são testemunhas da extrema necessidade de água potável que já existia antes da pandemia em áreas de alto risco social. Se não houver investimento para garantir que o direito humano à água potável também esteja disponível aos mais necessitados, todos os esforços para educar em questões de saúde serão em vão”.

O Dicastério faz um chamado a que todas as organizações interessadas possam entrar em contato e juntar-se a esta iniciativa. É possível fazê-lo ingressando AQUI.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: