Numerosas amostras de solidariedade por parte de diversas dioceses e organizações eclesiásticas se vêm dando na Espanha para aliviar as terríveis conseqüências das inundações na Guatemala e El Salvador, assim como do terremoto no Paquistão.

A Cáritas Espanha enviou 120 mil euros à Cáritas Guatemala e 250 mil euros a suas homólogas na Índia e Paquistão para desenvolver ações nas zonas mais afetadas pelos desastres naturais. A associação caridosa guatemalteca continua com um plano urgente de ajuda e acolhida às famílias danificadas através da Cáritas e comunidades paroquiais das zonas afetadas.

Além disso, "em El Salvador as atividades da Cáritas continuam nas últimas horas no atendimento de emergência a 100 lares onde se calcula que se alojou uma população de mais de 15 mil atingidos a quem se distribui mantimentos, água potável, produtos de higiene pessoal, colchonetes e fraldas descartáveis".

Por sua vez, o Arcebispo e diretor das Obras Missionárias Pontifícias (OMP), Dom. Francisco Pérez, publicou um comunicado no qual faz "um chamado de socorro a todos para que nos unamos com os sentimentos de dor, com a prece fraterna e com a contribuição econômica à população desta zona devastada que sofre, por causa do terremoto, a desgraça maior de sua história" e lembrou que são mais de 30 mil as pessoas, as que morreram como conseqüência da catástrofe do Paquistão.

Por outro lado, o Arcebispo de Toledo e Vice-presidente da Conferência Episcopal espanhola (CEE), Dom. Antonio Cañizares, informou que a arquidiocese primaz contribuirá com ajuda econômica para as contas abertas pela Cáritas para os afetados.