Com o objetivo de "suscitar a experiência de Deus nos jovens", reuniu-se neste fim de semana em Madri cerca de mil religiosos nas 35º Jornadas de Pastoral Juvenil Vocacional.

No evento, organizado pela Conferência Espanhola de Religiosos (CONFER), realizaram-se exposições e mesas redondas nas quais se compartilharam idéias e experiências em torno da vocação nos jovens.

Conforme informa Ivicon, refletiu-se como a vida consagrada pode ajudar o jovem de hoje a descobrir que Deus tem "rios de água viva", segundo o lema escolhido para a presente edição do evento.

Centrados na necessidade de suscitar nos jovens um autêntico encontro com Deus, diversos membros de comunidades religiosas expuseram, desde seu carisma e experiência, diversos aspectos que devem considerar-se para o descobrimento e fidelidade da própria vocação.

Em suas respectivas intervenções, Mariela Martínez e Carmen Román, da Congregação de São Domingos, insistiram na necessidade de "proclamar a palavra a tempo e fora de tempo, com paciência e doutrina", como afirma São Paulo.

Por sua vez, a religiosa dominicana de clausura, Luzia Caram, assegurou que a contemplação não consiste em "ascender algumas velinhas, um pouco de incenso e música suave, mas sim procurar Deus na escuridão da fé".