Na tarde desta sexta-feira, 19, o Bispo Auxiliar de Colônia, na Alemanha, Dom Ansgar Puff, foi temporariamente suspenso de suas atividades após a publicação de um relatório que aponta que entre 1975 e 2018 ocorreram mais de 300 abusos sexuais de menores nesta diocese, a maior do país. O bispo é acusado de ter encoberto um abusador.

No relatório publicado ontem pelo escritório de advocacia Gercke Wollschläger, consta que um ex-chefe da equipe pastoral, acusado de ter cometido um abuso estava sob a supervisão de Dom Ansgar Puff, que teria falhado em seu dever de comunicar a violação.

Puff pediu ao Arcebispo de Colônia, o Cardeal Rainer Maria Cardeal Woelki, que lhe concedesse uma dispensa até que as circunstâncias fossem esclarecidas. Seu intuito era afastar-se para permitir ao Cardeal uma melhor avaliação dos fatos relatados.
O cardeal arcebispo aceitou o pedido de seu Auxiliar suspendendo-o temporariamente de suas funções à frente da Arquidiocese de Colônia.

Em uma entrevista com a CNA Deutsch ontem, 18, o Cardeal Woelki, que foi exonerado de toda culpa nos mais de 300 casos reportados, anunciou que iria ler as 800 páginas do informe e voltaria a comunicar novas decisões à imprensa no dia 23.

Dom Woelki também lamentou profundamente os abusos e solidarizou-se com a dor das vítimas. O Cardeal disse ainda que o informe não é o final do processo, mas o início de uma fase de mudanças que visará impedir a repetição dos episódios.

Confira: