O primeiro livro do Papa Bento XVI, intitulado "A revolução de Deus", apresentado nesta terça-feira na Sala de Imprensa da Santa Sé pelo Vigário do Santo Padre para a diocese de Roma, Cardeal Camillo Ruini, e o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom. Stanislaw Rylko, será editado em 18 países simultaneamente.

A obra reúne os diversos discursos e homilias que Bento XVI deu na ocasião da Jornada Mundial da Juventude em Colônia.

O livro inclui a mensagem de João Paulo II aos jovens em 2004 e abrange, sob diversos títulos, as diversas homilias e discursos do Papa: deixai-vos surpreender por Cristo, Um novo Pentecostes, Oferecei o ouro de vossa liberdade, A peregrinação interior, O dom do amor, Em meu coração sinto ressoar com força uma palavra: Obrigado!, entre outros.

O título do livro tem o nome da homilia central dirigida ao milhão de jovens de todo o mundo reunidos em Colônia, no Campo da Maria, em que o Santo Padre fazia notar como "no século que acabamos de deixar para atrás vimos revoluções, cujo programa era de não esperar mais a intervenção de Deus e tomar em suas mãos o destino do mundo… A verdadeira revolução consiste em aproximar-se sem reservas a Deus que é a medida do justo e ao mesmo tempo do amor eterno. O que pode nos salvar se não ser o amor?".

Em palavras do Card. Ruini, autor do prólogo da obra, trata-se de um livro em que "se realiza uma apresentação do mistério de Cristo e de suas implicações fundamentais na vida dos fiéis para a missão da Igreja e o destino da humanidade".

"Este livro é sobretudo uma oração, como esta, a adoração de Cristo eucarístico foi a cifra dominante da XX Jornada Mundial da Juventude", acrescentou.

O livro foi impresso em uma co-edição com a Livraria Editorial do Vaticano e Edições São Paulo e conta com 144 páginas.

Será impresso nas próximas semanas em 18 países do mundo: Estados Unidos, Canadá, França, Bélgica, Suíça, Grã-Bretanha, Alemanha, Espanha, Croácia, Coréia, Polônia, Portugal, Brasil, Eslováquia, Eslovênia, entre outros.