Frente ao controvertido  “catolicismo” do candidato democrata à Presidencia John Kerry, que apóia o aborto e as uniões homossexuais, diversos grupos pró-vida pediram publicamente não votar no  político e  difundiram um “Guia do eleitor para verdadeiros católicos”, que recolhe cinco assuntos “não negociáveis” que devem determinar o voto de um cristão.

O guia apresenta como os cinco pontos centrais o aborto, eutanásia, células tronco, clonagem humana e o ‘casamento’ homossexual; deixando Kerry implicitamente fora das possibilidades que deveria  manejar um cristãos na hora de depositar seu voto.

A publicação tem como objetivo ajudar  “a emitir o voto de maneira informada, consistente com o ensinamento moral católico. Ajuda a eliminar de sua consideração aqueles candidatos que apóiam políticas irreconciliáveis com as normas de moralidade que sustenta todo cristão”.

“Diante da maioria dos temas apresentados aos eleitores e legisladores, os católicos podem favorecer um ou outro, sem ter que agir contra sua fé”, afirma o guia e acrescenta que, entretanto, “muitos assuntos são tão chaves, tão elementares, que uma só postura está de acordo com o ensinamento do Evangelho cristão. Ninguém que apóie a postura incorreta sobre esses assuntos pode dizer que age de acordo com as normas morais da Igreja”.

“Este guia de eleitores identifica os cinco assuntos ‘não negociáveis’ e  ajuda a reduzir a lista dos candidatos aceitáveis que concorrem a um cargo, quer seja em nível nacional, estadual ou municipal”, continua.

Mais adiante, o guia reafirma que “aos candidatos que apóiem qualquer dos cinco não negociáveis, devem ser considerados como que se desclassificaram a si mesmos para ocupar um cargo público, e não se deve votar neles. Você deve fazer sua eleição entre os candidatos restantes”.