O presidente da Conferência Episcopal da Polônia, Dom Stanislaw Gadecki; e Pe. Janusz Sok, C.Ss.R., diretor da conferência dos superiores maiores das ordens masculinas no país, assinaram uma declaração conjunta em 11 de março com a qual se comprometem a fortalecer o sistema de proteção infantil diante dos abusos na Igreja.

Na declaração assinada ao final da assembleia plenária dos bispos, as duas instituições se comprometeram a trabalhar em conjunto com a St. Joseph Foundation, que os bispos criaram em 2019 para ajudar as vítimas de abusos.

Em seu site, os bispos afirmam que a declaração "permitirá à Igreja agir de forma solidária para o benefício das vítimas ​​e para a proteção dos menores".

Durante a assembleia plenária, os bispos ouviram o relatório sobre o tema do Arcebispo Wojciech Polak, Delegado Episcopal para a proteção das crianças e dos jovens.

Em 2019, os bispos poloneses publicaram um relatório que concluía que 382 sacerdotes abusaram sexualmente de um total de 624 vítimas entre 1990 e 2018.

Na assembleia, os bispos receberam um novo relatório intitulado “Proteção de menores e assistência às vítimas de abuso sexual na Igreja na Polônia”, que analisa as ações da Igreja em 2020.

Em seu primeiro ano de funcionamento, a St. Joseph Foundation investiu cerca de 187 mil dólares em diversos projetos, como o financiamento de terapias individuais para 13 pessoas de uma nova diocese.

Também sustentou diversas atividades para o Centro de Proteção Infantil que trabalhou, entre outras coisas, em um programa de prevenção para pessoas com deficiência.

Do mesmo modo, incentivou um sistema de prevenção nas escolas católicas e um programa virtual para jovens líderes.

A fundação e o escritório do delegado do episcopado polonês supervisionaram a criação de dois sites.

Um para vítimas de abuso sexual e pessoas que têm informações sobre danos ou negligência por parte da Igreja; e outro para apoiar as atividades pastorais.

Os bispos também discutiram como devem ser as catequeses nas escolas, na vida familiar, o papel dos leigos e um documento sobre a formação dos sacerdotes na Polônia.

Os bispos adotaram as modificações introduzidas no decreto geral “O caminho da formação sacerdotal na Polônia” (Ratio Institutionis sacerdotalis pro Polonia), que estabelece novas normas para a formação dos sacerdotes no país. O decreto entrará em vigor após aprovação pelo Vaticano.

Os bispos refletiram também sobre o Ano da Família que começará no dia 19 de março, por ocasião do quinto aniversário da publicação, em 2016, da exortação apostólica Amoris laetitia, sobre a família.

Os prelados poloneses também enviaram uma nota ao Papa Francisco no sábado, 13 de março, pela comemoração dos oito anos de sua eleição como Pontífice. Nela, eles o agradeceram pelos "muitos e preciosos frutos de seu pontificado, restaurando a esperança na Igreja e no mundo".

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em