O presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Gualtiero Bassetti, informou que muitas dioceses ofereceram espaços paroquiais não-litúrgicos para serem utilizados na campanha de vacinação contra a Covid-19.

Num comunicado da CEI, o Bassetti destacou que “o tempo da responsabilidade não acabou” e frisou que a Igreja na Itália oferecerá na campanha de vacinação “mais um sinal concreto de proximidade”.

Trata-se de disponibilizar alguns dos espaços paroquiais não litúrgicos para que médicos, enfermeiras e agentes da proteção civil possam aplicar as vacinas contra a Covid-19.

Além disso, o Cardeal Bassetti destacou que, durante a atual emergência sanitária, muitas dioceses colocaram suas estruturas à disposição para serem utilizadas por pessoas em quarentena, doentes, pobres e pessoas que estão sofrendo por causa da Covid-19.

“Este é também um autêntico testemunho de serviço à pessoa, aos últimos em particular, àqueles que estão na linha da frente no cuidado dos doentes e, portanto, a todo o país. Todos juntos, unidos, podemos construir horizontes de esperança”, concluiu o Cardeal.

Por sua vez, o Papa Francisco pediu em diferentes ocasiões vacinas para todos, especialmente "para os mais vulneráveis ​​e necessitados".

Atualmente a Itália enfrenta uma nova onda de Covid-19, situação que se agravou com o aumento das infecções causadas pelas variantes.

Até o momento, os números oficiais indicam que na Itália houve 3,2 milhões de casos positivos e mais de 102 mil pessoas morreram com Covid-19.

Por isso, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, intensificou as medidas restritivas que estarão em vigor de 15 de março a 6 de abril (após o feriado da Semana Santa).

No dia 1 ° de março, o Santo Padre pediu “aos responsáveis pelos Estados, empresas e organismos internacionais que cooperem na busca de uma solução para todos à Covid: vacinas para todos, especialmente para os mais vulneráveis e necessitados do Planeta” por meio de uma mensagem em sua conta oficial do Twitter @Pontifex_pt.

Durante a sua última mensagem de Natal, o Pontífice pediu para viver a fraternidade na atual crise sanitária “promovendo a colaboração e não a competição e buscando uma solução para todos, vacinas para todos, especialmente para os mais vulneráveis ​​e necessitados em todas as regiões do planeta”.

O Santo Padre disse, em 25 de dezembro, que “hoje, nesta época de escuridão e incertezas devido à pandemia, aparecem várias luzes de esperança, como a descoberta de vacinas”, porém, advertiu que “para que essas luzes possam iluminar e levar esperança para o mundo inteiro, elas devem estar à disposição de todos”.

Confira também: