Em 1981, sete jovens da humilde aldeia de Kibeho, Ruanda, foram testemunhas de uma comovedora aparição mariana no coração da África. Sua história chegará à tela grande graças a um filme financiado pela organização Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

A Virgem Maria na advocação de Nossa Senhora das Dores, antecipou o genocídio ruandés pelas tensões étnicas entre os povos Hutu e Tutsi, que deixaria 800 mil mortos a partir de 1994.

A Igreja Católica em Ruanda aprovou as aparições e consente a peregrinação de milhares de peregrinos ao lugar.

“Pode ser comparado com  Guadalupe, Lourdes e Fátima" afirma Christine du Coudray, chefa do departamento para a África do AIS.

Para ela, a fita sobre  Kibeho e as aparições marianas “serão um presente para a Igreja em Ruanda, aonde, ainda hoje, a violência é parte da vida cotidiana. Em meio de todas as crueldades, Kibeho é um lugar de oração e reconciliação. Esta é uma mensagem para a África e o mundo”.

“O que a Igreja necessita mais, é apoiar a formação de sacerdotes, religiosos e catequistas leigos assim como construir novos lugares, especialmente a Catedral em Kibeho para os novos peregrinos”, acrescentou.