O Cardeal Juan Sandoval Iñiguez, Arcebispo de Guadalajara e Presidente do Comitê Organizador do 49º  Congresso Eucarístico Internacional anunciou que a ausência do Papa João PauloII não tira o brilho do evento, cuja preparação segue de “vento em popa”. 

"Embora o Papa não venha, de Roma estará presente através das ondas eletrônicas na Missa de encerramento para nos dar uma mensagem”,destacou o Purpurado.

O Congresso Eucarístico Internacional será realizado em Guadalajara, no oeste do México, de 10 a 17 de outubro e os fiéis mexicanos esperavam que o Papa realizasse por esse motivo sua sexta viagem ao México.

A ausência do Santo Padre não tirará o mérito do Congresso, em que participarão o mesmo número de delegados de outras nações, embora esteja previsto um pouco menos de fiéis locais, afirmou aos jornalistas o Cardeal Sandoval.

“Quem pensa que o Congresso não irá brilhar está errado, isso não é certo. O Congresso será celebrado de todas as maneiras”, destacou o Arcebispo de Guadalajara. “Embora não venha o número dois (da Igreja), estará á número um, que é Jesus Cristo na Eucaristia”, acrescentou.

“Guadalajara e (o estado de) Jalisco não estão tristes pela ausência do Papa já  que se trata de sua saúde e esta vem primeiro” em importância, disse o Cardeal.

O programa, que já havia sido definido pelos organizadores do encontro, sofrerá uma única modificação já que em 16 de outubro estava planejado um encontro de João Paulo II com os jovens.