A Secretaria de Culto da Nação da Argentina expressou seu repúdio à profanação e aos ataques contra a Catedral de Nossa Senhora da Paz, da Diocese de Lomas de Zamora.

Na madrugada da terça-feira, 2 de março, o Sacrário com o Santíssimo Sacramento foi profanado e as hóstias consagradas foram jogadas pelo local.

Além disso, roubaram as coroas da imagem da Virgem da Paz e do Menino Jesus, que estão no centro do altar; jogaram ao chão uma imagem do Senhor dos Milagres de Salta e destruíram a cruz do cinerário paroquial que fica ao lado do templo.

“A Secretaria de Culto da Nação repudia a profanação e o vandalismo que ocorreram na catedral”, expressou a mensagem nas redes sociais assinada pelo titular, Guillermo Oliveri.

“Da mesma forma, manifesta a sua solidariedade aos fiéis da catedral e a toda a comunidade diocesana cujos sentimentos religiosos foram feridos, bem como ao bispo diocesano Dom Jorge Lugones SJ e seu auxiliar Dom Ignacio Medina”, finalizou.

A Delegação de Associações Israelitas Argentinas (DAIA) também condenou a profanação do Sacrário, o roubo das coroas e a destruição da cruz.

Enquanto a polícia investiga o ocorrido, Dom Jorge Lugones convocou os fiéis da diocese para participar nesta sexta-feira, 5 de março, em uma Missa de desagravo às 19h e em uma Adoração ao Santíssimo como forma de reparação pelo ataque.

Devido às medidas sanitárias para evitar infecções por coronavírus, os interessados ​​em participar pessoalmente devem se inscrever com antecedência. Também é possível acompanhar a transmissão on-line AQUI.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: