Diante da apresentação do projeto de lei que busca a despenalização do aborto no Brasil, a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), iniciou uma campanha para conscientizar os parlamentares das nefastas conseqüências da aprovação de tal projeto.

O Bispo Auxiliar de São Paulo e Secretário Geral da CNBB, Dom. Odilo Pedro Scherer, enviou uma carta a cada um dos bispos no Brasil, solicitando que saiam ao encontro dos parlamentares que representam sua diocese, regiões e estados, e conversar com eles a fim de acompanhar e iluminar sua decisão ao momento de votar pelo polêmico projeto de lei.

Este pedido busca responder a uma iniciativa que os grupos abortistas iniciaram para promover o mencionado projeto. Com o lema "Adote um parlamentar", promovem uma ação "corpo a corpo" para convencê-los de votar a favor da legalização do aborto em todos os casos.

Dom. Scherer assinalou que considera de "suma importância que os parlamentares percebam e dêem peso às implicâncias políticas de suas decisões neste caso. A Semana de Defesa da Vida e o Dia do Não-nascido são ocasião propícia para uma ampla ação em defesa da vida."