Durante a inauguração do Encontro Nacional da Pastoral Social, o Arcebispo de Xalapa, Dom. Sergio Obeso, assinalou que a sociedade em seu conjunto deve dedicar-se à construção de um México diferente onde não existam desigualdades.

O também presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social, explicou que o objetivo do evento é "encontrar pistas ou linhas de ação" que permitam transformar aquelas situações e estruturas que levam quase 50 milhões de mexicanos a experimentar o "sofrimento e em não poucas ocasiões a morte".

Depois de advertir que os tempos que vive o México não são fáceis, assinalou que para a Igreja é importante o desenvolvimento da democracia, assim como oferecer "uma palavra da fé à situação de grave desigualdade e de decomposição social e política no país".

"Queremos contribuir com nosso grãozinho de areia para a construção de um México diferenteo, onde todos caibam, onde haja uma economia a serviço das pessoas, uma política centrada no serviço e a busca do bem comum, não em interesses pessoais ou de grupo; de uma sociedade ligada efetivamente ao respeito e a promoção dos direitos humanos", explicou.

Acrescentou que o objetivo é edificar uma sociedade "ligada efetivamente ao respeito e promoção dos direitos humanos" e onde se "gere sentido humano" e se respeite a vida.