O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira o pedido de renúncia de Dom Edson de Castro Homem do governo pastoral da Diocese de Iguatu (CE).

Dom Edson tem 71 anos e é o quarto Bispo desta Igreja particular cearense. Segundo a Diocese de Iguatu, o pedido de renúncia se deu “por motivo de saúde”, portanto, em acordo com o previsto no cânon nº 401 do Direito Canônico.

O Prelado nasceu em 17 de abril de 1949, no Rio de Janeiro (RJ). Estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É Mestre em Teologia também pela PUC-Rio e em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, é Doutor em Teologia espiritual pela Universidade Gregoriana de Roma e em Filosofia pela UERJ.

Foi ordenado sacerdote em 18 de outubro de 1977, no Rio de Janeiro, onde exerceu diversas funções, como: pároco de diferentes paróquias; coordenador da Comissão para o Diaconato Permanente e Assistente Eclesiástico dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística; membro da Comissão Arquidiocesana para a Doutrina da Fé, do Conselho de Pastoral; do Conselho Presbiteral; do Conselho de Consultores; diretor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro; diretor espiritual do Seminário Menor do Rio de Janeiro; prefeito de Disciplina do Seminário Maior da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Atuou ainda como professor de Teologia na PUC-Rio; professor de Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese; professor de Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia de São Bento; professor de Filosofia no Instituto de Filosofia João Paulo II; professor de Filosofia na Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Em 16 de fevereiro de 2005, o Papa João Paulo II o nomeou Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, tendo recebido a ordenação episcopal em 12 de março do mesmo ano.

Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Edson serviu como: animador dos Vicariatos Episcopal Urbano e de Jacarepaguá; animador do Diaconato Permanente, da Associação Cultural, das Faculdades Católicas, do Instituto Superior de Direito Canônico, da Assistência Religiosa ao Menor Privado de Liberdade, de cursos de Doutrina Social e da Pastoral do Menor no Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Também foi diretor do Instituto Superior de Teologia e do Instituto Superior de Ciências Religiosas. Além disso, foi Bispo referencial da Legião de Maria junto a CNBB.

Em 6 de maio de 2015, foi nomeado Bispo de Iguatu pelo Papa Francisco, tornando-se o quarto bispo diocesano.

Segundo a Diocese de Iguatu, haverá uma Missa em Ação de Graças no dia 19 de março, “durante os festejos de São José, Padroeiro da Diocese e do Estado do Ceará”. Neste dia, informam, o agora Bispo Emérito “receberá o título de Cidadão Cearense dado pela Assembleia Legislativa do Ceará”.

Confira também: