O Papa Francisco concedeu um Ano Jubilar para a Diocese de Zamora (Espanha), no qual os fiéis poderão obter indulgências plenárias.

Deste modo, a partir de 19 de março, a Diocese espanhola de Zamora viverá um Ano Jubilar com o lema "Raízes com esperança".

A cerimônia de inauguração será presidida pelo Núncio Apostólico na Espanha, Dom Bernardito Auza, que presidirá a Eucaristia na Catedral de Zamora na próxima festa de São José.

Segundo informou a Penitenciária Apostólica da Santa Sé com um decreto, o Ano Jubilar extraordinário será celebrado para comemorar o IX centenário da restauração da Diocese de Zamora.

Por sua vez, o Bispo de Zamora, Dom Fernando Valera Sánchez, indicou que o decreto também prevê a concessão da indulgência plenária aos fiéis que, celebrando este aniversário, cumpram as condições próprias de todo Jubileu.

O Jubileu Extraordinário que comemora o 900º aniversário da restauração da Diocese de Zamora, terá início em 19 de março de 2021 e terminará em 19 de março de 2022.

“Durante este tempo, através de diversos atos comemorativos, a Igreja em Zamora quer recordar as suas raízes, que remontam ao ano 900 da sua fundação com o Bispo São Atilano. Em 986 Almanzor assolou a cidade e só em 1121 é que foi restaurada a sé episcopal na pessoa de Bernardo de Perigord”, recordou uma nota diocesana.

Finalmente, através deste Ano jubilar, “a Diocese de Zamora quer olhar para o seu passado com gratidão para que, abrindo-se à graça de Deus no presente, possa enfrentar o futuro com esperança”.

 

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: