Ao chegar a sua sexta-edição, o Rio Encontros 2021 teve que se adaptar por causa da pandemia de Covid-19 e, por isso, ocorrerá de forma virtual e abordará a beleza da vida, ao trazer como tema uma frase do poeta italiano Cesare Pavese: “É bonito viver, porque viver é começar sempre, a cada instante”.

O Rio Encontros é promovido pelo Centro Cultural Fato e Presença, formado por membros do Movimento Católico Comunhão e Libertação, e acontecerá de 5 a 7 de março, com transmissão pelo YouTube.

Conforme explicam os organizadores, “desde o início, esta iniciativa tem como objetivo oferecer a todas as pessoas expressões verdadeiramente humanas do desejo de verdade, beleza e justiça”.

Dessa forma, “a cada edição o evento tem se tornado um ponto de encontro para pessoas de diferentes crenças, tradições e culturas que se esforçam para a compreensão recíproca, construção mútua e amizade verdadeira”.

A programação deste ano terá início no dia 5 de março, às 19h30, com um diálogo sobre o vídeo “Gestos e palavras” que conta a trajetória do Papa Francisco. Tradução de um trabalho realizado na Argentina, essa apresentação oferece um percurso por sua vida, formação e ação pastoral.

Na obra, os curadores tentam, por meio das etapas da vida e atividades de Jorge Mario Bergoglio com a população dos subúrbios de Buenos Aires, responder questões como: Quem é este homem escolhido pelo Espírito Santo para guiar o barco de São Pedro? De onde vem essa vida?

Após esse diálogo, às 21h, o vídeo da mostra ficará disponível no canal Youtube.

No dia 6 de março, às 11h, será abordada a questão da educação, num encontro entre educadores da Itália, EUA e Brasil. Às 17h, haverá testemunhos de diversas partes do mundo que falam de trabalhos em locais com muitas dificuldades como o Líbano e a Venezuela, com o favorecimento de formação profissional para que as pessoas possam aprender o valor do trabalho e ter meios de sustento para si e suas famílias.

Na noite de sábado, ocorrerá um concerto a partir das 20h com o premiado pianista brasileiro, radicado na Itália, Marcelo Cesena.

No último dia do evento, 7 de março, às 11h, também será debatida a recente problemática do apagão em Macapá (AP) e a crise do colapso hospitalar em Manaus (AM) no atendimento dos casos de Covid-19, levantando a questão: É possível ter esperança diante de necessidades tão sérias?

À tarde, às 17h, haverá um diálogo com Pe. Julián Carrón, espanhol, presidente da Fraternidade do Movimento católico Comunhão e Libertação. Ele encontra o jornalista Evaldo José Palatinsky, locutor esportivo na Super Rádio Tupi, na mesa-redonda com o tema do Rio Encontros 2021. “É bonito viver, porque viver é começar sempre, a cada instante”.

O evento será encerrado na noite de domingo, com um Sarau com música e poesia.

Outras informações pelo site www.rioencontros.org.brou pelo Instagram @rioencontrosoficial.

Confira também: