O Arcebispo de Viena, Cardeal Cristoph Schönborn, afirmou que a teoria da evolução e a do intuito inteligente são complementares, durante uma conferência na Catedral da cidade.

Assim teve início um ciclo de conferências intitulado "Criação e Evolução", que durará nove meses e se realizará integralmente na Catedral de Viena.

Durante a exposição, o Cardeal destacou a absoluta necessidade de respeitar a linha traçado entre a ciência e a religião. Para o Arcebispo, é possível acreditar na criação divina e na evolução porque uma é um assunto de religião e o outro de ciência, dois âmbitos que se complementam em vez de contradizer-se.

"Sem dúvida, Darwin obteve uma grande façanha com seu trabalho que ainda continua sendo um dos melhores da história intelectual. Não vejo problema algum em combinar a crença no Criador com a teoria da evolução, com a condição de que os limites da teoria científica sejam respeitados", afirmou o Cardeal aos participantes na Catedral St. Stephen em Viena.

Segundo o Cardeal, a ciência estuda o que é observável e os cientistas vão além de sua disciplina quando concluem que a evolução prova que não houve criador. "É totalmente razoável assumir algum sentido ou intuito (inteligente), inclusive se o método científico exigir restrições que se fecham a esta questão", afirmou o Cardeal.

Durante sua conferência, o Arcebispo de Viena manifestou que seu artigo, publicado há alguns meses no New York Times, foi incompreendido por alguns e também levou a polêmicas. "Talvez não me expressei com a suficiente clareza ou os pensamentos não estiveram suficientemente claros. Tais mal-entendidos podem ser resolvidos", indicou.

A seguinte conferencia será em 13 de novembro e terá por título "No princípio, Deus criou".