O Conselho para a Economia reuniu-se em modo virtual na tarde de 16 de fevereiro para discutir o Orçamento anual da Santa Sé para este ano de 2021. Trata-se do primeiro Orçamento ao qual serão aplicadas as medidas de controle financeiro estabelecidas no Motu Proprio de 28 de dezembro de 2020 aprovado pelo Papa Francisco.

Este Motu proprio impõe maior controle e vigilância sobre as atividades econômicas e financeiras da Santa Sé. Especificamente, sobre o Óbolo de São Pedro e outros fundos do Vaticano compostos por doações dos fiéis.

De fato, após a discussão do Orçamento anual, apresentada por Maximino Caballero Ledo, Secretário-Geral da Secção Administrativa da Secretaria para a Economia, e após as respectivas observações, o Diretor da Seção Administrativa da Secretaria, Emilio Ferrara, fez explicações sobre os princípios que estão sendo seguidos para aplicação de dois pontos específicos do Motu Proprio.

Esses pontos são aqueles que se referem à aprovação de orçamentos, demonstrações financeiras e a nomeação de auditores oficiais.

A reunião do Conselho para Economia, presidida por seu Presidente, o Cardeal Reinhard Marx, finalmente discutiu os estatutos do Comitê de Auditoria. Encerrada a assembleia, a próxima reunião foi marcada para o mês de abril de 2021.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: