Em 12 de fevereiro de 1931, exatamente às 16h30, o Papa Pio XI inaugurou a Rádio Vaticano pronunciando diante de seus microfones, em latim, a primeira mensagem pontifícia de rádio da história, na presença do inventor da rádio e realizador da emissora, o cientista italiano Guilherme Marconi.

Portanto, hoje completa 90 anos desde a primeira transmissão de rádio de um Papa e o início das emissões da rádio do Vaticano.

Além de Marconi, também estavam presentes na inauguração o então Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Eugênio Pacelli, que 8 anos depois se tornaria o Papa Pio XII; e o sacerdote jesuíta Giuseppe Gianfranceschi, primeiro diretor da Rádio Vaticano.

Por ocasião dos 90 anos da rádio vaticana, começa nesta sexta-feira a ser transmitida através de uma rádio web. O projeto será realizado inicialmente em italiano, francês, inglês, espanhol, português, alemão e armênio, mas o Dicastério para a Comunicação prevê que durante o ano “sejam criados quase 30 horários de programação ao vivo correspondentes a outros tantos idiomas que poderão ser escutados tanto no site da rádio como através do app atual da Rádio Vaticano”.

Foi o próprio Marconi quem anunciou a mensagem do Papa Pio XI, pronunciada em latim, cuja primeira parte estava dirigida a toda a criação:

“Sendo, pelo misterioso desígnio de Deus, Sucessores do Príncipe dos Apóstolos, isto é, daqueles cuja doutrina e pregação por ordem divina é destinada a todos os povos e a toda criatura (Mt 28, 19; Mc 16, 15), e podendo nos valer por primeiro desta admirável invenção de Marconi, Nos dirigimos antes de tudo a todos os homens, dizendo-lhes, aqui e agora, com as mesmas palavras da Sagrada Escritura: ‘Estai atentos, ó céus, eu vou falar. E a terra ouça as palavras de minha boca'”.

Dirigindo-se depois aos aflitos e perseguidos, o Papa Pio XI exprimiu o seu desejo de que “a nossa palavra chegue quando estiverem doentes, na dor, nas tribulações e nas adversidades, especialmente a vocês que padecem tais coisas por parte dos inimigos de Deus e da sociedade humana”.

“Enquanto oferecemos nossas orações por vocês e, na medida do possível, a nossa ajuda, enquanto os confiamos à caridade de todos, dizemos-lhes em nome de Cristo, a quem representamos: ‘Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei’”.

A Rádio Vaticano ganhou muita influência durante a Segunda Guerra Mundial. Começou a transmitir em nove línguas e se tornou um dos poucos meios de comunicação que superavam a censura da época, além de difundir mensagens de familiares que buscavam pessoas desaparecidas ou prisioneiros que estavam em campos de concentração.

Agora, a Rádio Vaticano transmite sua programação em 40 idiomas e em seus estúdios trabalham jornalistas de até 60 países.

A Rádio Vaticano faz parte atualmente da nova estrutura comunicativa denominada Vatican News, razão pela qual está imersa em um processo de reestruturação em vista da unificação dos meios de comunicação da Santa Sé.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: