O Bispo Auxiliar de Buenos Aires, Dom. Jorge Lozano, afirmou que embora as mudanças que requer a Argentina implicam processos longos, os políticos devem dar uma "real atenção" às necessidades das pessoas e não a interesses momentâneos.

"Às vezes primam mais os interesses de campanhas momentâneas e de algum legislador mais na composição dos blocos, do que em estar ao passo do que as pessoas necessitam e se preocupam e o que as fazem sofrer", denunciou o Prelado.

Dom. Lozano assinalou que da crise de 2001 continua esperando que os políticos prestem maior atenção aos requerimentos das pessoas. "Alguns foram obtendo e outros ainda não, porque são processos de mudança que devem levar muito tempo".

Em declarações a uma emissora local, o Bispo Auxiliar explicou que "as grandes mudanças devem vir motivadas por quem tem maior responsabilidade", porque se "os que temos maior responsabilidade" não damos o exemplo, dificilmente se poderá obter algo.

Do mesmo modo, assinalou que na sociedade em geral existem "práticas muito arraigadas" que embora "sabíamos que não eram as adequadas", foram permitidas por muito tempo.

O Prelado fez estas afirmações durante o início da peregrinação da igreja de São Caetano à Basílica de Nossa Senhora de Luján.