No domingo passado, 7 de fevereiro, ocorreu a 55ª edição do Super Bowl, com a vitória do Tampa Bay Buccaneers por 31 a 9 contra o Kansas City Chiefs, na cidade da Flórida. Nesta matéria lembramos Vince Lombardi, o treinador católico que conquistou o campeonato das duas primeiras edições em 1967 e 1968.

“Vince Lombardi é um dos treinadores mais respeitados da história da @NFL, tendo levado os @packers ao título dos Super Bowls I e II. Também foi um cavaleiro no conselho Monsignor Basche 4505, em Green Bay, Wisconsin”, lembra uma postagem dos Cavaleiros de Colombo em sua conta no Instagram.

 

Cavaleiros de Colombo é uma organização fraterna católica fundada em 1882 pelo Pe. Michael J. McGivney e tem quase 2 milhões de membros em todo o mundo

Em junho de 2017, em uma audiência com o Papa Francisco, o então Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros de Colombo, Carl Anderson, assinalou que "o futebol americano é 'uma metáfora da experiência norte-americana’. Se é assim, então Vince Lombardi, um dos maiores treinadores dos Estados Unidos e um Cavaleiro de Colombo, capturou esse espírito da melhor maneira, quando disse sobre uma de suas equipes campeãs: 'Não fizeram isso pela glória individual. Fizeram porque amavam uns aos outros’”.

Lombardi, continuou Anderson, também dizia que “depois que todos os aplausos acabem e o estádio esteja vazio... e depois que estamos de volta à tranquilidade de nosso quarto... o que perdura é a dedicação de nossas vidas a fazer o melhor que possamos fazer, para que o mundo seja um melhor lugar para viver”.

Nesse mesmo ano, o Santo Padre enviou uma mensagem na qual destacou que “os grandes eventos esportivos como o Super Bowl de hoje são extremamente simbólicos, o que demonstra que é possível construir uma cultura do encontro e um mundo de paz”.

“Ao participar do esporte, somos capazes de ir além do próprio interesse pessoal e, de uma maneira saudável, aprendemos a nos sacrificar, a crescer em fidelidade e no respeito às regras”, disse o Papa e desejou que “o Super Bowl deste ano seja um símbolo de paz, de amizade, de solidariedade para todo mundo”.

Vince Lombardi e o Super Bowl

Vincent “Vince” Thomas Lombardi foi o treinador do Green Bay Packers da NFL entre 1959 e 1967; e dos Washington Redskins em 1969. Com o Packers ele ganhou os dois primeiros Super Bowls.

Em sua juventude, recorda Anderson no site dos Cavaleiros de Colombo, Lombardi passou dois anos no seminário, estudou direito na Fordham University e ensinou latim, álgebra e física em St. Cecilia, uma escola católica de ensino médio, em New Jersey. Depois de ser treinador de futebol americano em West Point, tornou-se assistente técnico do New York Giants.

Lombardi ia à Missa com os jogadores católicos a seu cargo. Ele também atuou em vários cargos de ajuda à comunidade como chefe do Cancer Fund e presidente da Wisconsin Mental Health Association.

O treinador morreu em 1970 de câncer de cólon, diagnosticado em junho de 1970, semanas antes de liderar seu segundo acampamento de treinamento no comando dos Redskins.

Uma semana antes de sua morte, a NFL nomeou o troféu do campeão do Super Bowl como o "Troféu Vince Lombardi" em sua homenagem.

Foi selecionado para o Hall da Fama do Futebol Americano Profissional em 1971, quando foi considerado um dos melhores treinadores de futebol americano da história.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em