No dia 8 de fevereiro de cada ano, é celebrado o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, evento promovido pelo Papa Francisco.

Este ano o tema é “Economia sem tráfico de pessoas”, pois visa “convidar a multiplicar e promover novas experiências econômicas que se oponham a todas as formas de exploração”.

Vale ressaltar que em 2015 o Santo Padre estabeleceu que em cada Dia Mundial se celebrasse a memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita, religiosa que foi escrava e vítima de tortura, e que posteriormente “se tornou santa e símbolo universal do compromisso da Igreja contra a escravidão”.

“Se eu encontrasse de novo aqueles negreiros que me sequestraram e também aqueles que me torturaram, me ajoelharia para beijar as suas mãos, porque, se não tivesse acontecido isto, eu não seria agora cristã e religiosa”, disse a santa que hoje representa um ícone da história da África.

São João Paulo II a beatificou em 1992 e a canonizou durante o Jubileu do ano 2000. Além disso, Bento XVI, ao publicar sua encíclica Spe Salvi em 2007, a propôs como exemplo de vida para falar de esperança.

O Papa Francisco recordou no dia 8 de fevereiro de 2015, no final do Angelus, que a santa era uma “irmã sudanesa que quando era menina fez a trágica experiência de ser vítima do tráfico”, e encorajou “quantos estão comprometidos a ajudar homens, mulheres e crianças escravizados, explorados, abusados como instrumentos de trabalho ou de prazer e muitas vezes torturados e mutilados”.

“Faço votos por que todos os que têm responsabilidades de governo se comprometam com determinação a remover as causas desta chaga vergonhosa, uma chaga indigna da sociedade civil. Cada um de nós se sinta comprometido a ser voz destes nossos irmãos e irmãs, humilhados na sua dignidade”, acrescentou.

Iniciativas em Roma para o Dia Mundial de Oração e Reflexão de 2021

O Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas é coordenado pela "Talitha kum", Rede de Vida Consagrada contra o Tráfico de Pessoas da União Internacional das Superioras Gerais (UISG).

Da mesma forma, o evento deste ano é promovido pela “Seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério do Vaticano para o Desenvolvimento Humano Integral, Cáritas Internationalis, a União Mundial das Organizações Femininas Católicas, o Movimento dos Focolares e muitas outras organizações comprometidas em nível local”, afirmou o Vaticano em um comunicado.

O evento deste ano consistirá em um encontro de oração virtual que “viajará por diferentes áreas do planeta para chamar a atenção e sensibilizar a opinião pública sobre uma das principais causas do tráfico de pessoas”.

O Vaticano informou que a “maratona de orações” será realizada remotamente devido às restrições da pandemia Covid-19 e será transmitida ao vivo no canal oficial do YouTube do Dia Mundial com traduções em cinco idiomas de 10h às 17h (horário local).

Às 13h40 (hora local) será exibida a mensagem em vídeo do Papa Francisco, que “denunciou repetidamente a tendência de mercantilizar o outro, definindo o tráfico de pessoas como uma ferida no corpo da humanidade contemporânea”, afirmou.

Para mais informações você pode clicar AQUI.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: