O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, e pedido de renúncia de Dom Ottorino Assolari ao governo pastoral da Diocese de Serrinha (BA) e nomeou como seu sucessor o atual Bispo Coadjutor, Dom Hélio Pereira dos Santos.

A renúncia de Dom Ottorino se deu por motivo de idade, ao completar 75 anos no último dia 30 de janeiro.

Italiano e religiosa da Congregação da Sagrada Família, veio para o Brasil em 1990. Foi o primeiro bispo de Serrinha, nomeado pelo Papa Bento XVI para esta função em 2005, tendo recebido a ordenação episcopal em 25 de novembro daquele ano.

Já o novo Bispo de Serrinha, Dom Hélio Pereira dos Santos, foi nomeado Coadjutor desta diocese baiana em 16 de outubro de 2020. Até então, era Bispo Auxiliar de Salvador.

O Prelado nasceu em Pão de Açúcar (AL), em 18 de novembro de 1967. Estudou Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Maceió (1990-1992) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993-1996).

Também estudou Letras na Universidade Estadual de Alagoas e especializou-se em História no Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e em ensino da língua inglesa na Universidade Cândido Mendes.

Foi ordenado sacerdote em 19 de dezembro de 1996, incardinado na Diocese de Palmeira dos Índios, onde atuou como: tesoureiro do Colégio São Vicente, em Pão de Açúcar (AL); reitor do Seminário São João Maria Vianney, em Palmeira dos Índios (AL); capelão de Nossa Senhora Aparecida, na Paróquia São Vicente, e da Divina Pastora, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo; vigário paroquial de Nossa Senhora da Saúde, em Igaci (AL); coordenador Diocesano de Pastoral; vigário geral; chanceler da Cúria; pároco de Bom Jesus dos Pobres, em Quebrangulo (AL); membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

Além disso, foi professor na Fundação Estadual da Saúde, em Sergipe, no Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) e na Faculdade de Santo Tomás de Aquino, em Palmeira dos Índios (AL).

Em 27 de abril de 2016, foi nomeado bispo auxiliar de Salvador, recebendo a ordenação episcopal em 22 de julho do mesmo ano.

Confira também: