Devido à pandemia de Covid-19, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre (RS), precisou ser adaptado e, por isso, não teve a novena reduzida e não contará com a tradicional procissão, a qual costumava reunir centenas de milhares de fiéis.

Neste ano de 2021, a Festa de Nossa Senhora de Navegantes chega à sua 146ª edição, porém, com as medidas preventivas contra o coronavírus, buscou-se alternativas para que os devotos sintam-se acolhidos nas celebrações, mesmo não podendo participar presencialmente.

Na coluna ‘Olhar de Fé’, publicada no Jornal do Comércio, o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, afirmou que “a Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes, promotora da devoção e animadora da festa, em sintonia com a Arquidiocese de Porto Alegre, e atenta às normas sanitárias em vigor, decidiu fazer o possível para evitar aglomeração de pessoas no dia da festa, sem deixar de considerar e celebrar a fé”.

Nesse sentido, indicou que “foram canceladas as procissões que marcavam o tempo das festividades, além de restringir a presença física nas celebrações litúrgicas nos dias que antecedem à festa e no dia mesmo da festa”. Trata-se, pontuou, de “medidas que visam proteger a saúde de todos, pois a vida é dom e compromisso”.

Dessa forma, segundo informou a Arquidiocese de Porto Alegre, a setena (conjuntos de sete missas), que iniciou na segunda-feira, 25 de janeiro, segue até o próximo domingo, 31 de janeiro, com público reduzido e sempre com transmissão ao vivo pelo Facebook do Santuário.

No dia 2 de fevereiro, quando se celebra Nossa Senhora dos Navegantes, o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, presidirá Missa  no Santuário de Navegantes, às 9h, com transmissão pelo Facebook, além dos canais de televisão da RDC TV e TV Urbana.

Após a Missa, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes percorrerá alguns pontos da capital em cima de um caminhão, passando por: Catedral Metropolitana de Porto Alegre, Santuário Santa Rita de Cássia, Santuário Nossa Senhora Aparecida, Santuário Mãe de Deus e Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Além disso, o Santuário de Navegantes estará aberto à visitação no dia 2 de fevereiro até as 18h, para o cumprimento de promessas, seguindo todas as orientações das autoridades sanitárias.

Para Dom Jaime Spengler, “nestes tempos de desafiadores que vivemos, somos convidados a contemplar a figura de Maria de Nazaré e, ao mesmo tempo, deixar-nos atingir pelo seu olhar, abrindo os ouvidos da mente e do coração para escutar o que ela tem a nos dizer: “’Não tenham medo. Eu sou vossa mãe’” e, “em todos os tempos ela continua nos exortando: ‘Façam tudo o que meu filho vos disser’”.

“Venerando Nossa Senhora dos Navegantes, os devotos procuram nela sinais de esperança, indicações para superar as dificuldades e desafios”, disse o Prelado.

Por isso, “diante da situação de calamidade pública que vivemos”, convidou os fiéis a erguer o “olhar e mãos para a Virgem e suplicar”, com a oração ‘Lembrai-vos’ (Memorare) de São Bernardo de Claraval a Nossa Senhora, pedindo por saúde e paz:

“Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animados, pois, com igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorremos, de Vós nos valemos, e, gemendo sob os pesos dos nossos pecados, nos prostramos a Vossos pés. Não rejeiteis as nossas súplicas. Ó Mãe do Filho de Deus humanado, dignai-Vos de as ouvir propícia e de nos alcançar o que Vos pedimos: Saúde e Paz. Amém”.

Confira também: