A sala de imprensa da Santa Sé informou, em 25 de janeiro, que o Papa Francisco nomeou nove novos membros para a Pontifícia Comissão Bíblica, incluindo duas mulheres.

Em primeiro lugar, o Santo Padre nomeou o sacerdote espanhol Andrés María García Serrano, professor de Novo Testamento na Universidade Eclesiástica San Dámaso, Madri (Espanha).

Além disso, o Papa nomeou Pe. Marcin Kowalski, professor de Novo Testamento na Universidade Católica de Lublin (Polônia); Pe. Blažej Štrba, professor na Universidade Comenius de Bratislava, Badín (Eslováquia); e Pe. Philippe Lefebvre, O.P., professor de Antigo Testamento na Université de Fribourg (Suíça).

Da mesma forma, três atuais professores do Pontifício Instituto Bíblico de Roma serão membros da Pontifícia Comissão Bíblica: Pe. Federico Giuntoli, professor de Antigo Testamento; Pe. Paul Béré, S.I. (Burkina Faso) e Pe. Henry Pattarumadathil, S.I., (Índia).

Em seguida, o Papa nomeou também duas professoras leigos: Bénédicte Lemmelijn, professora de Antigo Testamento na Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica) e Maria Armida Nicolaci, professora de Sagrada Escritura na Pontifícia Faculdade de Teologia da Sicília San Giovanni Evangelista, Palermo (Itália).

A Pontifícia Comissão Bíblica é presidida pelo prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o qual é ajudado por um vice-presidente (secretário).

Os Membros da Comissão Bíblica, incluindo o secretário, são nomeados pelo Santo Padre, sob a proposta do Cardeal Presidente, por um período renovável de cinco anos.

O órgão, hoje conhecido como Pontifícia Comissão Bíblica, foi estabelecido por Leão XIII com a carta apostólica "Vigilantiae studiique", de 30 de outubro de 1902.

Naquele então, o Santo Padre atribuiu uma tripla função à nova instituição: promover efetivamente o estudo bíblico entre os católicos; contrastar com os meios científicos as opiniões erradas em relação à Sagrada Escritura; estudar e iluminar as questões debatidas e os problemas emergentes no campo bíblico.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: