Devido à atual emergência sanitária causada pela Covid-19, o Vaticano informou que o Papa Francisco e os superiores da Cúria Romana não realizarão este ano juntos os tradicionais Exercícios Espirituais na Quaresma.

No entanto, o Santo Padre convidou os Cardeais residentes em Roma, os chefes dos dicastérios do Vaticano e os superiores da Cúria “a fazerem seus próprios exercícios espirituais, retirando-se em oração, da tarde de domingo 21 de fevereiro a sexta-feira, dia 26 de fevereiro”, segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Nesse sentido, "durante a semana dos exercícios espirituais, todos os compromissos do Santo Padre serão suspensos, incluindo a Audiência Geral na quarta-feira, 24 de fevereiro", acrescentou o comunicado do Vaticano.

Desde 2014, a Cúria Romana realiza Exercícios Espirituais Quaresmais fora do Vaticano e se vai para a “Casa do Divino Mestre”, localizada em Ariccia, a 45 km de Roma.

A "Casa Divino Mestre" é propriedade da Congregação da Sociedade de São Paulo. É um lugar reservado e silencioso que permite se dedicar com maior recolhimento aos exercícios espirituais.

Em 2020, o Santo Padre anunciou no último momento que não compareceria aos exercícios espirituais com a Cúria Romana devido a um resfriado e realizou sozinho no Vaticano esses dias de retiro de Quaresma.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: