O Arcebispo de Lahore e Presidente da Conferência Episcopal do Paquistão, Dom Lawrence Saldanha, referiu-se às recentes eleições na Índia e afirmou que os resultados são  “um bom sinal que vai na direção do diálogo de paz”.

Segundo informou a agência Fides, o Prelado afirmou que “o Baratiya Janata Party é um partido nacionalista que favorece uma só religião”, enquanto o Partido do Congresso, ganhador nas votações, “é mais aberto a todas as comunidades religiosas, hindu, muçulmana e cristã e tem uma concepção da Índia leiga e secular”.

“Trará um patrimônio de diálogo e respeito das identidades culturais e religiosas das minorias. Por isso, acolhemos e apreciamos sua contribuição e esperamos um crescimento da colaboração política e da cooperação econômica com o  Paquistão”, acrescentou o Arcebispo.

Dom Saldanha acrescentou que  “as esperanças são grande também para nossa Igreja no  Paquistão. Esta poderá aumentar as relações com a Índia da qual temos muito que aprender em matéria de serviços sociais, atenção aos jovens, estratégias pastorais no campo da comunicações, da formação e da evangelização”.

“A população indiana deu provas de que não quer ceder ao fundamentalismo e que acredita em valores como a democracia e a liberdade”, afirmou o Prelado e expressou que “acolhemos bem a vitória do Partido do Congresso nas eleições na Índia: esperamos que possa continuar e incentivar o processo de paz iniciado entre Índia e Paquistão”.