Dom. Cristián Caro Cordero, Arcebispo de Porto Montt (Chile), propôs nesta terça-feira a convocação a um "Ano da Penitência", para reforçar os frutos do "Ano da Eucaristia" que termina neste mês.

"Minha proposta é que, dada a estreita relação teológica, espiritual e pastoral entre Eucaristia e o Sacramento da Penitência, e havida conta das sombras no campo deste último sacramento, dedique-se um ano ao Sacramento da Penitência, tendo como pontos fundamentais: O sentido de Deus vivo e verdadeiro, seu eclipse na cultura moderna; a necessidade de salvação e o anúncio de Jesus Cristo; o sentido do pecado, que está diminuído ou anulado, a conseqüência do esquecimento de Deus e do relativismo moral; a conversão e a virtude da penitência; o direcionamento ou acompanhamento espiritual; a celebração do Sacramento da Penitência como encontro do pecador que se converte de sua miséria e de Deus que, em sua misericórdia em Cristo, acolhe e o perdoa; as condições para receber a Sagrada Comunhão".

Em seguida, a respeito da relação entre Eucaristia e Pastoral vocacional, Dom. Caro propôs "que no ‘Ano da Penitência’ se motive e forme os sacerdotes para dar direcionamento espiritual aos jovens e dedicar tempo ao sacramento da Reconciliação que, junto com a Eucaristia são fundamentais no direcionamento espiritual".