O Papa Francisco nomeou Dom Fabio Fabene como secretário da Congregação para as Causas dos Santos. Ele exercia até o momento o cargo de subsecretário do Sínodo dos Bispos.

No dia 11 de janeiro, Dom Fabene se reuniu em audiência privada com o Papa Francisco, conforme informou a Prefeitura da Casa Pontifícia e em 18 de janeiro a sala de imprensa da Santa Sé publicou a nomeação.

Na secretaria geral do Sínodo dos Bispos, Dom Fabene colaborou com o Cardeal Lorenzo Baldisseri na organização de todas as assembleias sinodais realizadas durante este Pontificado: em 2014 a assembleia extraordinária e em 2015 a assembleia ordinária sobre a "vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”; em 2018 a assembleia ordinária sobre “os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e em 2019 a assembleia especial sobre “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

Atualmente, a secretaria geral do Sínodo dos Bispos, liderada pelo Cardeal Mario Grech, prepara a próxima assembleia ordinária programada para outubro de 2022 com o tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Breves informações biográficas

Dom Fabio Fabene nasceu em Roma em 12 de março de 1959.

Estudou no seminário menor de Montefiascone e estudou teologia no Seminário Pontifício de Viterbo.

Foi ordenado sacerdote em 26 de maio de 1984 para a Diocese de Viterbo.

Concluiu o doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.

Foi juiz do tribunal eclesiástico em 1996.

Em janeiro de 1998, começou seu serviço para a Santa Sé como oficial na Congregação para os Bispos e foi suplente na Secretaria do Colégio dos Cardeais.

Em 8 de fevereiro de 2014, foi nomeado subsecretário do Sínodo dos Bispos. Recebeu a ordenação episcopal em 30 de maio do mesmo ano. 

Além disso, é postulador da Causa de Beatificação e Canonização do Cardeal Marco Antonio Barbarigo. Em 2007 o Papa Bento XVI o declarou venerável e a Congregação para as causas dos santos ainda espera um milagre para a beatificação.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: