A Pontifícia Universidade João Paulo II, em Cracóvia (Polônia), está patenteando uma cerveja que promete aos seus consumidores "um sabor proveniente da Idade Média".

Sławomir Dryja, professor da casa de estudos, criou a receita que considera 90% semelhante à cerveja branca que bebiam os habitantes medievais da cidade, informou a Rádio Kraków.

Os consumidores poderão degustar esta cerveja, conhecida como Kraków White Beer (Piwo Krakowskie Białe, em polonês), a partir de abril de 2021.

Dryja, arqueólogo de 56 anos e especialista em história da fabricação de cerveja, pôde identificar a levedura original estudando as paredes do porão do Palácio Lubomirski de Cracóvia. Do mesmo modo, explicou que a cerveja seria feita de maneira semelhante à original.

“Conhecemos a tecnologia de produção de malte. Podemos supor que os maltes de trigo modernos não diferem significativamente em suas características daqueles que eram usados na época", disse.

“Temos a levedura original e conhecemos mais ou menos o procedimento tecnológico, ou seja, como é triturada, fervida, em que proporções deve ser adicionado o lúpulo e como é manuseado”, acrescentou.

De acordo com o site da universidade pontifícia, Dryja é cervejeiro caseiro há quase 20 anos e é membro fundador da Associação Polonesa de Cervejeiros Caseiros.

Em 2019, concluiu um curso de fabricação de cerveja no Instituto de Pesquisa de Cerveja e Malteado de Praga e fez vários estágios em cervejarias na República Tcheca, que tem o maior consumo per capita de cerveja do mundo.

“Portanto, explorei a questão da cerveja de várias maneiras. O resultado da união dos conhecimentos do historiador e do cervejeiro é o programa para reviver a tradicional cerveja branca de Cracóvia”, comentou.

“A tradição de elaboração da cerveja remonta ao século XIII, e no início do século XIX desapareceu completamente. Graças à participação de muitas pessoas, inclusive acadêmicos da Universidade de Agricultura [de Cracóvia], em breve conheceremos seu sabor”, acrescentou.

 

Dryja é funcionário do Instituto de História da Arte e Cultura da Pontifícia Universidade João Paulo II desde 2012. A universidade pontifícia adquiriu o título atual em 2009, mas suas raízes remontam à faculdade de teologia da Universidade Jaguelônica, fundada em 1397.

A cerveja patenteada será produzida em cooperação com uma cervejaria artesanal local. Dryja disse que, quando é derramada em um copo, terá "um belo colarinho branco".

“Essas cervejas de trigo fazem espuma fantasticamente e a espuma é duradoura”, disse entusiasmado. “Espero que possamos conseguir. E a cor distintiva a que deve seu nome não é totalmente branca, mas muito brilhante e transparente”, concluiu.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: