Por ocasião do Ano de São José, proclamado pelo Papa Francisco, o Bispo de Itaguaí (RJ), Dom José Ubiratan Lopes, deu algumas sugestões para se aproveitar este período nas igrejas a fim de “aprofundar o carinho e devoção ao Pai Nutrício de Jesus”.

Nesse sentido, Dom José Ubiratan exortou que os padres a que “se empenhem” a “manterem destaque uma imagem ou ícone de São José em todas as Matrizes Paroquiais”.

Solicitou ainda que celebrem “a Missa Votiva, pedindo pelas vocações, com a oração da Ladainha de São José e o canto do seu Hino, sobretudo na primeira quarta-feira do mês”.

O Prelado também pediu que rezem “em todas as Missas a oração composta pelo Papa”, a qual foi publicada na Carta Apostólica Patris corde.

Além disso, pediu que seja celebrado “com toda solenidade” os dias 19 de março (quando a Igreja celebra São José), 1º de maio (São José Operário) e 8 de dezembro (encerramento do Ano de São José).

“Que São José inspire o nosso apostolado e faça-nos cada vez mais apaixonados por Cristo”, concluiu Dom José Ubiratan.

Ano de São José

O Ano de São José foi convocado pelo Papa Francisco para comemorar os 150 anos do decreto Quemadmodum Deus, com o qual o beato Pio IX declarou o santo como Padroeiro da Igreja universal. Teve início em 8 de dezembro de 2020 e seguirá até 8 de dezembro de 2021.

Ao anunciar este ano, o Pontífice observou que a pandemia do coronavírus aumentou seu desejo de refletir sobre São José, visto que muitas pessoas durante a pandemia fizeram esforços ocultos para proteger os outros, assim como o santo silenciosamente protegeu e cuidou de Maria e Jesus.

“Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade”, escreveu o Papa na carta apostólica Patris corde.

O Santo Padre indicou que deseja destacar o papel de São José como um pai que serviu sua família com caridade e humildade, acrescentando que “a Igreja hoje precisa dos pais”.

Além disso, durante o Ano de São José, a Igreja Católica concederá indulgências de acordo com uma série de condições estabelecidas pela Penitenciária Apostólica.

Para lucrar a indulgência plenária, devem ser satisfeitas as condições prescritas pela Igreja: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Santo Padre.

As indulgências podem ser lucradas este ano por meio de várias orações e ações diferentes, incluindo rezar pelos desempregados, confiar a São José o trabalho diário, realizar uma obra de misericórdia corporal ou espiritual, ou meditar por pelo menos 30 minutos a oração do Pai-Nosso.

Confira também: