O Papa Francisco não celebrará este ano os tradicionais batismos de bebês, filhos de funcionários do Vaticano, que costumam ser realizados na Capela Sistina no Domingo do Batismo do Senhor.

Segundo informou a Sala de Imprensa da Santa Sé neste dia 5 de janeiro, "devido à situação sanitária, como precaução, este ano não será celebrado o tradicional Batismo de crianças na Capela Sistina presidida pelo Santo Padre no Domingo do Batismo do Senhor" e acrescentou que “os batismos serão celebrados nas respectivas paróquias de pertença”.

A Igreja celebra todos os anos o Domingo do Batismo do Senhor no fim-de-semana seguinte à Solenidade da Epifania, que tradicionalmente recorda a adoração dos três Reis Magos ao Menino Jesus.

A celebração do Batismo de Jesus assinala a culminação do tempo do Natal e é também o domingo que dá lugar ao tempo comum no calendário litúrgico.

Em 12 de janeiro de 2020, o Papa Francisco destacou que “batizar um filho é um ato de justiça”, porque “nós com o Batismo damos-lhe um tesouro, com o Batismo damos-lhe um penhor: o Espírito Santo”.

Após o Batismo, sublinhou o Santo Padre, “a criança sai tendo dentro de si o poder do Espírito” e acrescentou que o Espírito Santo “a defenderá, a ajudará, durante toda a sua vida”.

“Por isso é muito importante batizá-la quando é pequenina, para que cresça com a força do Espírito Santo”, advertiu o Papa.

Depois de repetir "trazeis aqui os vossos filhos hoje, [para que possam ter] o Espírito Santo dentro deles", o Pontífice recomendou aos pais e padrinhos que “preocupai-vos por que eles cresçam com a luz, com o poder do Espírito Santo, através da catequese, da ajuda, do ensino, dos exemplos que lhes dareis em casa”.

Neste sentido, o Papa Francisco convidou em várias ocasiões a recordar a data do nosso Batismo para agradecer ao Senhor.

No dia 8 de janeiro de 2020, o Santo Padre exortou a “redescobrir a graça que vem do Sacramento e saber traduzi-la nos compromissos cotidianos da vida".

“Eu gostaria que cada um de nós soubesse a data do Batismo: sabemos a data do nosso aniversário, a data do nosso nascimento; mas quantos de vocês sabem a data do Batismo? Poucos... como não se celebra, se esquece”, advertiu o Papa.

Por Isso, o Santo Padre deixou essa "lição de casa: perguntem aos seus pais, avós, tios, amigos: ‘quando fui batizado? Quando fui batizada?’. E carregar sempre essa data do Batismo no seu coração para agradecer ao Senhor pela graça do Batismo”, recomendou.

Da mesma forma, em 2013 o Papa disse em uma catequese da audiência geral que “o Batismo é o ponto de partida de um caminho de conversão que dura a vida toda”, mas acrescentou que “vamos confessar nossas debilidades, nossos pecados, vamos pedir perdão a Jesus, mas também vamos renovar o batismo com esse perdão”, pelo que concluiu que o Sacramento da Confissão “não é uma sala de tortura, é uma festa para celebrar o dia do batismo”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: