O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Iñiguez, convidou aos fiéis mexicanos a recolher-se em espírito de oração durante a realização do XI Sínodo Universal dos Bispos, que começou em Roma no passado 2 de outubro e finalizará no domingo 23. 

Em um artigo publicado por "El Semanário", órgão informativo da Arquidiocese de Guadalajara, o Cardeal explicou que o Sínodo dos Bispos –do qual é um dos presidentes- é um “exercício de diálogo muito interessante, porque vai da base à cúpula e da cúpula outra vez à base. Começa com uma consulta que se envia a todas as dioceses, e o bispo, por sua vez, a envia a todas as paróquias e comunidades para registrar informes sobre o tema proposto".

Nesta reunião participam quase 300 pessoas, entre cardeais, bispos, teólogos,  superiores de diversas ordens religiosas e leigos, convocados especialmente pelo Vaticano.

No artigo, o Cardeal Sandoval explicou também que, a partir das reflexões que se façam nestes dias, será redigido um documento que serve como guia para o trabalho pastoral e posteriormente, as conclusões do Sínodo se entregam ao Papa Bento XVI, quem redige uma Carta Apostólica post-sinodal, que se distribui entre todas as dioceses.

Ante a importância deste encontro dos Bispos, o Cardeal convidou aos católicos a “estar reunidos conosco todos os dias do sínodo” confiando em que através das orações “o Espírito Santo nos ilumine”.