O Cardeal Angelo Scola, Patriarca de Veneza (Itália), e Relator Geral do Sínodo, afirmou durante a extensa relação de abertura do Sínodo sobre a Eucaristia que os sacerdotes casados que alguns propõem diante da escassez de presbíteros não são uma solução pertinente.

Ao referir-se ao problema da escassez de presbíteros, o Patriarca de Veneza assinalou que "se deve enfrentar com coragem no panorama da Eucaristia como dom"; e assinalou que "é uma boa prática pastoral incentivar ao máximo a participação à Eucaristia em uma das comunidades da diocese, ainda quando isto exige um certo sacrifício".

"Os sacrifícios –acrescentou–, e até o heroísmo, cumpridos por não poucos cristãos perseguidos por viver a Eucaristia, mostram que sua ausência nunca pode ser preenchida por outras, embora significativas, formas de culto. Desejamos por isso prestar homenagem à extraordinária experiência eucarística do defunto Cardeal Van Thuan durante seu encarceramento".

O Cardeal destacou em seguida que para atender à escassez de sacerdotes, alguns, guiados pelo princípio de que salus animarum suprema lex (a salvação das almas é o bem supremo), propõem ordenar fiéis casados, de comprovada fé e virtude, chamado-los ‘viri probati’".

"É supérfluo –respondeu o Cardeal– insistir aqui sobre os motivos teológicos profundos que conduziram à Igreja latina a unir a atribuição do sacerdócio ministerial ao carisma do celibato. Impõe-se, mas bem, pergunta-a: Esta eleição e esta prática são pastoralmente válidas ainda em casos extremos como os que aqui foram mencionados?"

"Parece razoável responder em sentido positivo", disse o Cardeal Scola; mas em seguida explicou que o sacerdócio ordenado "não pode ser considerado um direito".

"Se for um dom, o sacerdócio ordenado precisa ser incesantemente solicitado. E se faz muito difícil estabelecer o número ideal de sacerdotes na Igreja, desde o momento que ela não é uma ‘empresa’ a que se deve dotar de uma determinada cota de ‘pessoal diretivo’"

"Serão, portanto, de grande utilidade as propostas que se farão nesta Assembléia Sinodal para individualizar os critérios para uma mais adequada distribuição do clero no mundo".