Além de evidenciar o fracasso das políticas em saúde sexual, o recente estudo realizado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) que indica que mais da metade das adolescentes grávidas recorrem ao aborto na Espanha, tem como objetivo beneficiar  multinacionais na difusão e venda da pílula do dia seguinte.

Assim revelou o Instituto Valenciano de Fertilidade,  Sexualidade e Relações Familiares (IVAF) ao referir-se ao estudo realizado pela pesquisadora da CSIC, Margarita Delgado.

A pesquisa “tem como objetivo servir os interesses da multinacional Shering na difusão e venda da pílula do dia seguinte”, indica o comunicado do IVAF.

“A Shering se dedica a vender a pílula do dia seguinte e outros diversos anticoncepcionais e abortivos, e financia os trabalhos da senhora Delgado, como não têm vergonha de afirmar no novo portal apadrinhado pelo CSIC e Shering (saludreproductiva.com), no qual se considera o aborto como parte integrante da saúde reprodutiva”, indica a missiva.

Entretanto, aponta o IVAF, a pesquisa indica o evidente  “fracasso dos programas de saúde sexual”.

“A solução não está em seguir os interesses dos próprios que fracassam adquirindo o mal e o remédio do mesmo fabricante. Mais bem o remédio está na formação e difusão de uma sexualidade responsável”, indica o Instituto valenciano que desde há alguns anos implementou com notável êxito o programa SABE (Sexualidade Adolescente Básica para Educadores www.ivaf.org/distancia e www.ivaf.org/presencial/sabe.htm.