O Secretário Geral da Conferência Episcopal Guatemalteca (CEG) e Bispo de Escuintla, Dom. Víctor Hugo Palma, assegurou que a Igreja no país continuará seu trabalho de animar a população na busca da justiça e a defesa da dignidade humana.

"Certamente, a parte humana da Igreja passa medo, mas sabemos que é importante animar as pessoas a procurar a justiça e a dignidade humana para cada indivíduo", afirmou o Prelado.

Durante sua visita à sede da organização Ajuda à Igreja que Sofre, Dom. Palma também denunciou que o crime organizado e o narcotráfico paulatinamente vão crescendo no país. Afirmou que a realidade que se vive na Guatemala é a mesma que se viveu na Colômbia na década de oitenta e noventa.

O Bispo denunciou que por ano ocorrem 500 casos de violações e assassinatos brutais de mulheres como conseqüência desta violência. Explicou que isto é comum na Guatemala e México, e que embora "a sociedade machista guatemalteca seja parte do problema", o Governo "pensa que a causa real são os traficantes de drogas".

Entretanto, Dom. Palma afirmou que a pesar do temor que possa existir, a Igreja continuará firme em seu trabalho.