Neste tempo de Advento, o Santuário All Saints, em Livonia, Michigan (Estados Unidos) oferece aos visitantes a oportunidade de ver as relíquias dos santos que deram suas vidas por Cristo e cujas celebrações estão associadas ao Natal.

O santuário abriga cerca de 200 relíquias que estão em exibição durante as Horas Santas todas as quartas-feiras, das 13h às 16h nesta época de comemorações de Natal.

O pároco da Igreja Bizantina do Sagrado Coração, à qual pertence o santuário, Pe. Joseph Marquis, disse ao National Catholic Register que algumas das relíquias que exibem estão relacionadas à Sagrada Família e ao nascimento de Jesus.

“Temos um pedaço de madeira que provavelmente pertenceu ao presépio de Jesus” que está exposta ao lado das relíquias dos Reis Magos, Melchior, Gaspar e Baltazar, assinalou.

Pe. Marquis indicou que o santuário abriga um fragmento de pedra da gruta de Belém onde Jesus nasceu, que lhe foi dado por um paroquiano quando, no início dos anos 90, “uma nova estrela foi colocada no local onde o Menino Jesus nasceu”.

O sacerdote assinalou que a exposição contém também um fragmento do véu de Nossa Senhora e um pequeno pedaço de arenito da casa de São José em Nazaré.

No santuário também se encontra o ícone "A Conceição de Ana", onde se mostra Santa Ana e São Joaquim com seus rostos juntos, que representa a concepção de Maria, que a Igreja celebra no dia 8 de dezembro, e contém ossos da mãe da Santíssima Virgem.

Pe. Marquis assinalou que algumas relíquias de mártires e santos são veneradas neste tempo de Natal, entre as quais se destaca Santo André Apóstolo, irmão de São Pedro, falecido no ano 60 e cuja festa se celebra no dia 30 de dezembro; e de São Tarcísio, um menino de 12 anos do século III que morreu protegendo a Eucaristia.

Além disso, contam com as relíquias de Santo Estêvão, Santa Lúcia e Santa Jucunda, que, segundo o sacerdote, morreu durante uma liturgia eucarística à meia-noite, quando a igreja foi queimada.

A santa estava com o bispo que celebrava a Missa quando ouviram um barulho na porta, e então perceberam que estavam presos.

“Jucunda estava tentando tirar o bispo, porque sem o Prelado não temos sacerdotes e não temos os sacramentos”, explicou o Pe. Marquis.

Da mesma forma, o santuário expõe relíquias de São Nicolau, um bispo católico do século III da atual Turquia, que é a base para o personagem natalino conhecido como Papai Noel.

Pe. Marquis indicou que a sua devoção aos santos começou durante a sua infância, através de um profundo amor por São Nicolau. Ao buscar as relíquias deste santo há alguns anos, começou a coletar outras, especialmente de santos da Igreja primitiva.

"Minha vida de oração realmente disparou desde que adquiri as relíquias", disse. "Acredito que esses santos estão rezando por mim e comigo e tenho visto um ressurgimento do interesse pelos santos, especialmente entre os jovens", acrescentou.

Todas as relíquias estão expostas na Igreja Bizantina do Sagrado Coração, mas o Pe. Marquis fará um percurso privado para grupos de quatro ou mais.

Publicado originalmente em National Catholic Register.

Confira também:

Mais em