Inaugurou-se no Museu Pio Cristão, conhecido como os Museus Vaticanos, a exposição "A palavra esculpida. A Bíblia nas origens da arte cristã", dedicada às obras-primas da iconografia paleocristã.

A mostra, que estará aberta ao público a partir de hoje 30 de setembro até 7 de janeiro de 2006, é marco da comemoração do 40º aniversário da constituição dogmática Dei Verbum, que promove um maior acesso à Bíblia e alenta a ajuda interconfissional em matéria bíblica.

A Aliança Bíblica Universal (ABU), fundada em 1946 e que reúne a 150 sociedades bíblicas nacionais, patrocina a mostra através da Sociedade Bíblica na Itália. O Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e os Museus Vaticanos também a patrocinam.

Conforme informa um comunicado dos Museus Vaticanos, "o itinerário da amostra apresenta ao visitante as diversas cenas bíblicas esculpidas nos sarcófagos paleocristãos, especialmente as relativas ao Evangelho de São Marcos e ao Livro de Jonas, acompanhadas por vinte e três painéis em italiano e inglês que explicam o texto bíblico de referência em que se inspiram".

"Deste modo os visitantes receberão uma cópia do volume, que com o mesmo título da exposição, contém a íntegra do Evangelho de São Marcos e do Livro de Jonas na tradução interconfissional e em seis idiomas: italiano, inglês, francês, espanhol, português e alemão", acrescenta.