O Arcebispo de Karthoum (Sudão), Cardeal Zubeir Wako, afirmou que "a fachada de paz no Sudão leva à miséria e injustiça que continuam ameaçando a população". O Cardeal fez esta afirmação aos mais de 300 benfeitores da organização Ajuda à Igreja que Sofre, na Catedral de Westminster em Londres.

O Cardeal também criticou os governos ocidentais por fazerem pouco caso às advertências da Igreja sobre a situação em seu país. "Se disser que os cristãos são perseguidos, que a vida é difícil para nós, Quanto tempo vai levar para que confiem em mim? Quantos se dão conta de que ponho minha vida em risco ao falar?"

Do mesmo modo, o Arcebispo ressaltou que após o acordo de paz deste ano, a liberdade de expressão é muito reduzida, "lavam o cérebro" das crianças nas escolas do governo, a polícia e a segurança têm feito do país uma "caixa forte", e a Igreja está proibida de ter propriedades.

O Cardeal explicou que na zona norte do país africano muitos não muçulmanos são pressionados para que se adiram à lei Sharia e que o governo está utilizando seus recursos para "islamizar" a região sul onde a paz se vê constantemente ameaçada.

Para o Cardeal, é muito importante aderir-se ao processo de paz, após 25 anos de guerra civil no sul do país.