Em um feito histórico para a Igreja nas Filipinas, três mil e 900 participantes entre sacerdotes e bispos encontram-se no World Trade Center de Pasay City, Manila, para celebrar o Primeiro Congresso do Clero filipino.

O encontro –que será realizado até sexta-feira  9 de julho– teve inicio na segunda-feira com um retiro de dois dias. Hoje, quarta-feira, começaram os trabalhos e reflexões sobre a situação e desafios do clero nas Filipinas.

Ao receber os participantes, o Arcebispo de Davao e presidente da  Conferência de Bispos Católicos das Filipinas, Dom. Fernando Capalla, afirmou que “estos cinco dias juntos são momentos de graça. São tempos de solidariedade e de estar com o outro. Estes tempos de unidade no ministério sacerdotal de Cristo nos levarão a um clero renovado, a uma Igreja renovada, a uma nação renovada”.

O Prelado ressaltou que entre as prioridades dos bispos para a renovação da Igreja está principalmente a renovação do clero, “especialmente após a recente crise que atingiu o clero católico no mundo”.

O Congresso –acrescentou o Arcebispo– não é só algo histórico mas também “um passo concreto decisivo, não só como resposta a fatos tristes recentes mas como uma preocupação de todos os tempos que é vital para o crescimento da Igreja”.

O Núncio Apostólico nas Filipinas, Dom Antonio Franco, leu também durante a inauguração do Congresso a mensagem do Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Ângelo Sodano, dirigido ao Arcebispo de Manila, Dom Gaudencio Rosales, que dirige a Comissão para o Clero do Episcopado filipino.

“O Santo Padre deseja que os sacerdotes de Filipinas saibam de sua proximidade espiritual enquanto ‘vêem Àquele a quem atravessaram’, e que recebam do Senhor a guia e a Graça para sua própria renovação e a de toda a Igreja no país”, afirma a carta.

“É uma fervorosa esperança do Santo Padre que o presente Congresso Nacional ajude ao clero filipino em seus esforços por fortalecer e aprofundar sua amizade com  Cristo”, acrescentou o Cardeal Sodano.