Duas redes de televisão norte-americanas trabalham na produção de dois longas-metragem sobre a vida do Papa João Paulo II, que serão transmitidos ainda este ano.

Em um artigo publicado no New York Times, Alan Riding fala destes dois projetos televisivos. "Não tenhais medo. A vida de João Paulo II", da ABC, será um filme de duas horas de duração; enquanto que "O Papa João Paulo II" da CBS, será transmitido como uma série em dois capítulos de duas horas cada um.

Em ambos os casos, a filmagem exigiu que ambas as produções se deslocassem até a cidade de Roma, onde a ABC acaba de finalizar seu trabalho e a CBS filmará até meados de outubro. Anteriormente, a ABC gravou grande parte de sua produção em Vilnius, Lituânia; e a CBS esteve em Cracóvia para a filmagem do período em que Karol Wojtyla serviu como Arcebispo dessa cidade.

Apesar denenhuma das emissoras ter divulgado o roteiro de suas produções, sabe-se que ambas contarão a notícia em modo de flashback. A ABC inicia seu filme com a visita de João Paulo II ao Muro das Lamentações em Jerusalém, no ano 2000 e a CBS o faz com o atentado sofrido pelo Pontífice em 13 de maio de 1981 na Praça São Pedro, em Roma.

Na realização da série da CBS participam os atores Cary Elwes, como Papa Wojtyla até sua eleição à Sé de Pedro; John Voight, quem o representa durante seus 26 anos de papado; Christopher Lee, que dá vida ao Cardeal Stefan Wyszynski, da Polônia; e Ben Gazzara como o Cardeal Agostino Casaroli, que serve durante 11 anos como Secretário de estado Vaticano durante o pontificado de João Paulo II.

O filme da ABC é dirigido por Jeff Bleckner e protagonizado pelo Thomas Kretschmann, um ator alemão de 42 anos que interpreta Karol Wojtyla dos 19 até seu falecimento aos 84 anos de idade. Para tornar isto possível, Kretschmann teve que passar até quatro horas de maquiagem para poder encarnar seu papel. Bruno Ganz interpreta ao Cardeal Wyszynski.

Kretschmann, que não possui instrução religiosa alguma, indicou que gostou muito de ter interpretando João Paulo II "porque era apaixonado, por sua coragem, porque era um lutador, porque na verdade acho que quis irradiar amor". "Mostra-o como uma grande força moral, sua energia e seu espírito. Acredito que este filme irá mexer com muita gente", afirmou, por sua vez, Jon Voight.