Os atores das trilogias de filme "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit" apoiaram uma campanha para converter a antiga casa do autor católico J.R.R. Tolkien em um centro educacional.

O Projeto Northmoor está tentando levantar quase 6,5 milhões de dólares para comprar a casa onde Tolkien escreveu seus romances mais famosos. Em 4 de dezembro, o projeto havia financiado 250 mil dólares.

Um vídeo de apoio ao projeto foi lançado em 2 de dezembro. Inclui os atores Ian McKellen, que interpretou Gandalf; Martin Freeman, que interpretou Bilbo Baggins; e John Rhys-Davies, que interpretou Gimli.

McKellen tweetou que autores do porte de Tolkien têm museus e centros educacionais estabelecidos em sua memória. Encorajou os fãs de Tolkien a doar para a campanha.

“Não podemos alcançar isso sem o apoio mundial dos fãs de Tolkien. Só teremos sucesso se fizermos isso juntos como irmandade”, disse.

Enquanto era membro do Pembroke College, e mais tarde de Merton, Tolkien viveu na casa de Northmoor Road na cidade universitária britânica de Oxford de 1930 a 1947.

Se o projeto arrecadar dinheiro suficiente, a casa de seis quartos será reformada e o jardim restaurado. Isso incluirá uma casa “hobbit” no jardim e uma área para fumar cachimbo ao redor da árvore de Tolkien. A casa também incluiria cursos criativos e eventos especiais.

“Inacreditavelmente, considerando sua importância, não existe um centro de Tolkien em qualquer lugar do mundo. [Seria um] centro literário que inspiraria novas gerações de escritores, artistas e cineastas”, disse Rhys-Davies, de acordo com a BBC.

O Projeto Northmoor foi fundado pela romancista britânica Julia Golding. Ela disse que é um grande desafio arrecadar esse dinheiro em três meses, mas lembrou que esta é uma oportunidade única na vida.

"Temos que olhar apenas para a jornada de Frodo e Sam de Rivendel a Mount Doom, que levou esse mesmo tempo, e estamos inspirados por podermos fazer isso também", disse, segundo a BBC.

O vídeo também apresenta Leith McPherson, treinador de dialeto nos filmes Hobbit; Malcolm Guite, poeta e estudioso; e Golding, diretor do Projeto Northmoor. Destacaram a importante influência que a vida e a literatura de Tolkien tiveram.

“O mundo de Tolkien foi uma inspiração para muitos artistas, escritores e cineastas. Mas, até agora, não houve um lugar específico dedicado à apreciação da vida de Tolkien”, disse Guite.

"Tolkien construiu sua vasta mitologia para seu mundo mítico ensinando aos alunos de Oxford as línguas e literatura que amava", disse Michael Ward, um estudioso e autor britânico.

“Ele também inventou suas próprias línguas. Da bela língua dos elfos à terrível Língua Negra de Sauron”, disse McPherson, alternando entre a Língua Élfica e a Língua Negra de Mordor.

Golding disse que, se concluída, a casa será dedicada aos fãs e expressou sua esperança de que a casa se torne um centro para fãs de todo o mundo.

“Esta é a nossa visão para o projeto Northmoor, uma instituição de caridade criada para comprar a casa e estabelecer o centro. Esperamos um dia dar as boas-vindas aos entusiastas de Tolkien de todo o mundo para participarem de nossos eventos”, acrescentou.

Publicado originalmente em CNA.

Confira também:

Mais em