O Arcebispo de Minsk-Mohilev e presidente dos Bispos da Bielorrússia, Dom Tadeusz Andrusiewicz, conduzirá os fiéis em um retiro virtual do Advento em dezembro, apesar de estar exilado de seu país natal desde 31 de agosto passado.

O portal oficial da Igreja Católica na Bielorrússia, Catholic.by, informou no dia 1º de dezembro que o Arcebispo dirigirá o retiro na Catedral do Santo Nome de Maria, em Minsk, de 3 a 6 de dezembro, “com a ajuda dos meios audiovisuais”.

As reflexões de Dom Kondrusiewicz serão publicadas no site.

“Convidamos todos a participar destes retiros extraordinários do Advento para ajudar a preparar os seus corações para a celebração da grande celebração do Nascimento do Filho de Deus e para o encontro com Cristo na sua vida cotidiana”, afirma a publicação.

O Arcebispo de Minsk-Mohilev foi impedido de ingressar na Bielorrússia na fronteira em 31 de agosto, quando voltava de uma viagem à Polônia. Posteriormente, as autoridades alegaram que seu passaporte era "inválido", mas o convidaram a apelar da decisão.

Antes do exílio, Dom Kondrusiewicz havia se manifestado em defesa dos manifestantes que protestavam contra a nova reeleição presidencial de Alexander Lukashenko, que segundo o órgão eleitoral obteve 80% dos votos. Lukashenko é presidente da Bielorrússia desde 1994, três anos depois que o país declarou sua independência da ex-União Soviética.

O resultado das eleições de 9 de agosto gerou manifestações em massa pedindo a renúncia de Lukashenko.

Dom Kondrusiewicz exigiu uma investigação sobre relatos de que a tropa de choque da polícia bloqueou as portas de uma igreja católica em Minsk enquanto retirava manifestantes de uma praça próxima. Além disso, em 19 de agosto, rezou do lado de fora de uma prisão onde manifestantes presos teriam sido torturados.

Os protestos continuam na Bielorrússia, meses após as disputadas eleições. Na segunda-feira, 1º de dezembro, centenas de aposentados protestaram em Minsk pedindo a renúncia de Lukashenko, de acordo com a Associated Press (AP).

Dom Kondrusiewicz publicou uma carta pastoral para o Advento em 22 de novembro, na qual exortou os católicos a considerarem as razões espirituais mais profundas para a "crise sociopolítica sem precedentes" enfrentada pela Bielorrússia.

“No início do Ano Novo fazemos planos para um novo tempo em nossas vidas. Hoje começa um novo ano litúrgico. Portanto, devemos fazer nossos planos e ordenanças espirituais para viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, cujo nascimento vamos celebrar”, escreveu.

Finalmente, o Bispo Kondrusiewicz disse que "Jesus é a luz do mundo, e o Advento é a hora de sair das trevas do pecado para viver à luz do Evangelho de Cristo".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: