O Arcebispo de Monterrey e presidente da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), Dom Rogelio Cabrera López, exortou os fiéis a viverem o Advento “de maneira piedosa e criativa”.

Em uma mensagem de vídeo publicada em 29 de novembro, Dom Cabrera López destacou que, “com a chegada de um novo ciclo na liturgia da Igreja, prepara-se para todos os cristãos uma nova oportunidade de renovação espiritual unida à gratidão a Deus pelos mistérios que celebramos ao longo do ano”.

“O tempo do Advento que iniciamos hoje é o momento ideal para preparar nossos corações para a grande festa do Natal do Senhor. Cada um dos quatro domingos que antecedem o Natal vai nos introduzindo na grandeza do mistério pelo qual realizamos estas celebrações”, disse.

O Prelado assinalou que, “embora muitas das tradições a que estamos habituados não possam ser realizadas... podemos fazer com que em cada uma de nossas casas se reavive o sentido profundo deste tempo”.

O Arcebispo de Monterrey propôs aos fiéis que neste tempo do Advento leiam "em família o Evangelho de São Lucas, desde o primeiro dia de dezembro a 24 de dezembro, ler um capítulo todos os dias".

Ao ler o Evangelho de São Lucas neste momento, indicou, as famílias terão “a oportunidade de meditar sobre toda a vida de Jesus, o que nos ajudará a celebrar melhor esta solenidade”.

Dom Cabrera López também pediu aos fiéis que não se esqueçam de “reforçar as medidas que as autoridades tanto têm insistido” em matéria de saúde e destacou que “este mês de dezembro deve ser vivido na solidariedade”.

“Sabemos do grande desejo que todos temos de abraçar os nossos entes queridos, de passar o Natal com eles, por isso a melhor forma de o fazer é cuidando de nós mesmos e cuidando deles”.

“Sejamos prudentes, atendamos com humildade ao que nos é pedido, é para o nosso bem. Cuidemos de maneira especial de nossos irmãos idosos, que têm se protegido contra esta pandemia. Por favor, não os coloquemos em situação de risco”, pediu.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: