Nesta quarta-feira, 25 de novembro, faleceu na Argentina o ex-jogador de futebol Diego Armando Maradona. Ao tomar conhecimento da notícia, o Bispo de San Justo, Dom Eduardo García, pediu orações para que o Senhor o acolha com misericórdia.

“Rezaremos por ele, por seu descanso eterno para que o Senhor lhe ofereça seu abraço, um olhar de amor e sua misericórdia”, disse o Prelado argentino em declarações ao El1 Digital.

Dom García comentou que a história de Maradona “é um exemplo de superação, pois ele saiu de uma roça e alcançou o mundo. Para muitas crianças em situação de emergência, sua história permite sonhar com um futuro melhor. Trabalhou e alcançou lugares importantes sem esquecer suas raízes, ou seja, suas origens”.

Diego Armando Maradona foi o capitão da seleção argentina que conquistou o título na Copa do Mundo de 1986, no México, e teve muito sucesso defendendo a camisa do Nápoles da Itália, time com a qual conquistou o título nacional.

No entanto, seu longo histórico de dependência química o impediu, entre outras coisas, de continuar a participar da Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, quando foi suspenso por doping.

“Maradona marcou uma época por suas conquistas no futebol e por ter saído de um bairro muito pobre e ter progredido ... talvez não tivesse pensado e sonhado. O último de seus gestos foi a campanha solidária e Villa Palito foi um dos bairros beneficiados”, disse o Bispo de San Justo.

O bairro Villa Palito foi escolhido por Maradona para lançar sua campanha e realizar diversas obras solidárias.

Este trabalho social faz parte da campanha de solidariedade “Las Diez del 10”, uma iniciativa para ajudar vários bairros de San Justo, onde Maradona comemorou os seus 60 anos.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, disse aos jornalistas que, depois de ser informado da morte de Maradona, o Papa Francisco “relembra com afeto as ocasiões de encontro desses anos e o recorda na oração, como fez nos dias passados desde que tomou conhecimento de suas condições de saúde”.

Maradona e os Papas

Em 2016, Maradona se encontrou com o Papa Francisco no Vaticano. Depois do encontro, o primeiro comentou que falavam de muitas coisas como “a fome que as crianças sofrem, para que os jogadores se unam e façam alguma coisa por essas crianças que não comem em tantas partes do mundo. Estivemos de acordo em tudo. Portanto, tudo o que posso dizer é que sou fã do Francisco. O primeiro fã do Francisco sou eu”.

Há alguns anos, em 2000, e em uma entrevista concedida em Cuba, Maradona disse sobre São João Paulo II que “mora em um lugar com tetos de ouro, enquanto tanta gente passa fome, e depois vai e beija a terra dos países pobres”.

“Parei de acreditar, porque eu estava vendo”, disse o ex-jogador no diálogo com o programa Punto doc da TV Azul.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: