O Vigário Geral de Havana, Dom Carlos Manuel de Céspedes, destacou as relações que o Padre Félix Varela manteve com a Espanha e a construção da nacionalidade cubana.

Durante seu discurso de ingresso na Academia Cubana da Língua, o novo membro da entidade afirmou que o Pe. Varela foi um dos "inventores da nacionalidade cubana" e uma das pessoas que destacou os laços que unem a Espanha com Cuba, que vão além das conjunturas políticas do momento.

Indicou que o sacerdote sustentou "a necessidade da independência política de Cuba com relação àquela Espanha, deteriorada tanto em sua política interna como em sua política colonial". Entretanto, sempre manteve "um vínculo íntimo, existencial, cordial e intelectual com a Espanha das essências; com a Espanha que não pode ser reduzida a um ou outro regime político ou a uma situação conjuntural".

Do mesmo modo, destacou que durante sua participação como deputado nas Cortes de Cádiz, Pe. Varela esteve próximo de apresentar um projeto para abolir a escravidão, mas "a dissolução das Cortes" e o retorno do Fernando VII impediram que prosperasse esta iniciativa.

Dom. Carlos Manuel de Céspedes é ensaísta e escritor, e é considerado um dos intelectuais mais lúcidos dentro do panorama cultural cubano. O Prelado é o terceiro membro do clero na história cubana que ingressa a esta instituição.