Em 28 de novembro, o Papa Francisco presidirá no Vaticano um consistório para a criação de cardeais, como ele próprio anunciou em 25 de outubro.

Trata-se do primeiro consistório desde o início da emergência sanitária provocada pela COVID-19, por isso a cerimônia terá algumas alterações.

Além disso, a sala de imprensa da Santa Sé confirmou que, por causa da pandemia, não será realizada a “saudação de cortesia”, posterior ao consistório, na qual os fiéis podiam cumprimentar pessoalmente os novos purpurados.

A sessão acontecerá no sábado, 28 de novembro, às 16h (hora local) no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, e não no altar da Confissão, que é o altar principal situado no centro da Basílica do Vaticano.

O Papa Francisco realizará a cerimônia do consistório público ordinário para a criação dos novos cardeais "como de costume", isto é, com "a imposição do barrete, a entrega do anel e da bula com o título ou diaconia", será omitido apenas o “abraço da paz entre os cardeais” por isso, “depois do rito da criação, os novos cardeais voltarão ao seu lugar no presbitério”.

A participação de fiéis leigos, pessoas consagradas, sacerdotes e bispos será "muito limitada". Os ingressos foram reservados "para os que acompanham os cardeais recém-criados", o Vaticano estima cerca de 100 pessoas, além de membros do colégio cardinalício.

No início da celebração, o Cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, dirigirá uma saudação ao Papa em nome dos novos cardeais.

Durante o rito da criação, o Santo Padre estará em frente ao altar da Cátedra e os novos cardeais, que ficarão sentados à direita e à esquerda, se aproximarão do Papa para os ritos de imposição do barrete, a entrega do anel e da bula com o Título.

Ao finalizar a celebração, os novos cardeais acompanhados dos seus secretários sairão em procissão com o Papa e passarão pela capela de São José antes de regressar à sacristia.

No dia seguinte, o Santo Padre presidirá a Missa às 10h (hora local) junto com os novos cardeais no mesmo altar da Cátedra da Basílica de São Pedro.

Dos 13 novos cardeais, 9 deles são eleitores em um futuro conclave.

Os 9 novos cardeais eleitores são:

- Dom Mario Grech (63 anos), secretário-geral do Sínodo dos Bispos (Malta);

- Dom Marcello Semeraro (72 anos), prefeito da Congregação para as Causas dos Santos (Itália);

- Dom Antoine Kambanda (61 anos), arcebispo de Kigali (Ruanda);

- Dom Wilton Gregory (71 anos), arcebispo de Washington (Estados Unidos);

- Dom José Advincula (68 anos), arcebispo de Capiz (Filipinas);

- Dom Celestino Aós Braco (75 anos), arcebispo de Santiago do Chile (Chile);

- Dom Cornelius Sim (69 anos), vigário apostólico de Brunei Kuala Lumpur (Malásia);

- Dom Augusto Paolo Lojudice (56 anos), Arcebispo de Siena - Colle di Val d'Elsa - Montalcino (Itália);

Mais em

- Pe. Mauro Gambetti (54 anos), franciscano conventual, custódio geral da custódia do Sagrado Convento de Assis (Itália);

Além disso, o Papa acrescenta ao Colégio dos Cardeais:

- Dom Felipe Arizmedi Esquivel (80 anos), bispo emérito de San Cristóbal de las Casas (México);

- Dom Silvano Tomasi (80 anos), arcebispo de Asolo, ex-Núncio Apostólico, ex-Observador da Santa Sé junto à ONU em Genebra (Itália);

- Pe. Raniero Cantalamessa (86 anos), franciscano capuchinho, pregador da Casa Pontifícia;

- Mons. Enrico Feroci (80 anos), pároco do Santuário Divino Amore e ex-Diretor da Cáritas de Roma (Itália).

Por fim, a sala de imprensa da Santa Sé informou que dois deles não estarão presentes devido à atual situação de saúde, mas serão igualmente criados cardeais. São eles Dom Cornelius Sim, Vigário Apostólico de Brunei e Dom José Advincula, Arcebispo de Capiz (Filipinas), por isso “um representante do Santo Padre, em outro momento a ser determinado, lhes entregará o barrete, o anel e a bula com o título”.

Além disso, os membros do Colégio Cardinalício que não poderão viajar a Roma para a celebração "poderão participar remotamente de sua sede, por meio de uma plataforma digital que lhes permitirá conectar-se com a Basílica Vaticana".

Depois do próximo consistório, em 28 de novembro, o Colégio Cardinalício será composto por 230 cardeais, dos quais 128 serão eleitores em um futuro conclave, e 102 têm mais de 80 anos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: