Os presidentes das conferências episcopais européias se reunirão a partir de amanhã em Roma para refletir sobre a evangelização da Europa à luz dos ensinamentos do Concílio Vaticano II.

Participam da assembléia, que se prolongará até 2 de outubro, 34 presidentes de conferências episcopais e membros do Conselho das Conferências Episcopais Européias (CE), convidados pelo Cardeal Camillo Ruini, Vigário de Roma e Presidente da Conferência Episcopal Italiana.

Amanhã os prelados abordarão as relações entre o Concílio Vaticano II e Europa, no marco do 40º aniversário de seu encerramento. Os bispos, apoiando-se no Concílio, analisarão o papel das Conferências Episcopais e do CE na evangelização. No âmbito pastoral, será analisado o tema das vocações, a catequese, os meios de comunicação e as migrações.

Outro tema será o da próxima Terceira Assembléia Ecumênica Européia (AEE3). O Arcebispo de Westminster, Cardeal Cormac Murphy O'Connor, dará a conhecer o programa da primeira etapa dessa reunião que se realizará em Roma de 24 a 27 de janeiro de 2006.

Na segunda parte das sessões, serão tratados temas de interesse para as conferências episcopais européias como a recente Jornada Mundial da Juventude em Colônia, o referendo italiano sobre a fecundação assistida, o debate espanhol sobre a família e a eutanásia. Outro dos temas a tratar será o da relação das Igrejas particulares com a União Européia e o processo de unificação.

Os prelados europeus concluirão sua Assembléia no mesmo dia que se inicia o Sínodo dos Bispos. Por isso participarão da Missa inaugural do Sínodo na Basílica de São Pedro.